Abrir menu mobile
Céu nublado com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 27 - Min: 22

Céu nublado com chuva moderada

Date e hora atual

29 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

GOV 74897 - DENGUE - MARÇO - INTERNA SEBRAE 16975 - MARÇO - INSTITUCIONAL - INTERNA GOV 74566 - MARÇO - PROGRAMA VENCER - INTERNA CMRM PI 029/2024 / SAPL / MARÇO / INTERNA ALE 16545 / MARÇO / FORTES / INTERNA
política

Mesmo sem vacinas, Bolsonaro mantém taxas de aprovação e desaprovação

48% desaprovam o governo Os que aprovam são 45%
Fonte: PODER 360
20/01/2021 21h 00min

Notícia

Mesmo sem vacinas, Bolsonaro mantém taxas de aprovação e desaprovação

Bolsonaro e Zé Gotinha, em evento no Planalto em dezembro de 2020. Mesmo com falhas na logística e importação de vacinas, taxas de avaliação do governo e do trabalho do presidente ficaram estáveis


Jair Bolsonaro enfrenta um cenário político ruim neste início de 2021. A pandemia entrou numa fase com mais casos e mortes. O Ministério da Saúde não conseguiu vacinas a tempo e viu o governo do Estado de São Paulo, de João Doria (PSDB), sair na frente. Na internet, adversários do governo promovem um movimento a favor do impeachment do presidente. Ainda assim, as taxas de aprovação e desaprovação do governo de Bolsonaro se mantiveram no mesmo patamar do levantamento anterior, segundo pesquisa PoderData encerrada nesta 4ª feira (20.jan.2021).

A rigor, houve até variações positivas para Bolsonaro dentro da margem de erro, que é de 2 pontos percentuais.

Há 15 dias, 52% desaprovavam o governo federal. Agora, no levantamento realizado em 18, 19 e 20 de janeiro, em 544 cidades e com 2.500 entrevistas, a taxa é de 48%.

A aprovação do governo hoje é de 45%, contra 44% há 15 dias. A oscilação também fica dentro da margem de erro.

Mesmo sem vacinas, Bolsonaro mantém taxas de aprovação e desaprovação

 

O que pode explicar a manutenção das taxas de aprovação e de desaprovação do governo Bolsonaro apesar das notícias desfavoráveis ao presidente? Uma possibilidade pode ser o fato de Bolsonaro ter ficado quase em silêncio sobre vacinas desde o que em Brasília tem sido chamado de “Doria day” –o domingo (17.jan.2021), quando o tucano paulista fez grande evento para vacinar a 1ª pessoa no Brasil com a CoronaVac.

A outra possibilidade é que haja um descompasso entre o que aparece na mídia de maneira mais visível, com o noticiário quase sempre negativo, e o que pensa parte da população.

Mais pesquisas serão necessárias para aferir como será a tendência real da curva de aprovação do governo. Até porque é a partir de fevereiro que os brasileiros sentirão para valer o fim do auxílio emergencial que beneficiou cerca de 68 milhões de pessoas até o final de 2020.

Por ora, o que se nota é que a administração bolsonarista segue com um núcleo –de apoio sólido na faixa de 45% dos eleitores. E há uma parcela quase do mesmo tamanho (48%) que o rejeita.

 Mesmo sem vacinas, Bolsonaro mantém taxas de aprovação e desaprovação

DESEMPENHO PESSOAL
Quando o PoderData pergunta sobre o trabalho pessoal de Bolsonaro, há 5 categorias como opção de resposta: ótimo, bom, regular, ruim e péssimo.

Nesse cenário, a situação também é de estabilidade, mas com percentuais negativos para o presidente. Os que o rejeitam são 43%, ante 44% no estudo anterior. Já os que disseram que Bolsonaro é ótimo ou bom são 35%, mesma proporção de 15 dias antes.

Mesmo sem vacinas, Bolsonaro mantém taxas de aprovação e desaprovação 

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Os dados foram coletados de 18 a 20 de janeiro de 2021, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 544 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.



Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

DESTAQUES DEMOGRÁFICOS: AVALIAÇÃO DO TRABALHO
O estudo destacou, também, os recortes para as respostas à pergunta sobre a percepção dos brasileiros em relação ao trabalho de Bolsonaro.

Leia todos os percentuais no infográfico abaixo:

 

 Mesmo sem vacinas, Bolsonaro mantém taxas de aprovação e desaprovação

PUBLICIDADE

 

ESTRATIFICAÇÃO POR RENDA
A rejeição entre os desempregados ou sem renda fixa é agora de 40% e se iguala, dentro da margem de erro, à média geral. O grupo passou meses com percepção mais positiva do que negativa do presidente. É nesse estrato que se concentra grande parte dos beneficiários do auxílio emergencial.

Os mais ricos continuam com as mais altas taxas de rejeição a Bolsonaro.

 Mesmo sem vacinas, Bolsonaro mantém taxas de aprovação e desaprovação

Os percentuais destacados nesses recortes da amostra total usada na pesquisa se referem ao ponto central do intervalo de probabilidade no qual se enquadram.

As variações são maiores em alguns segmentos porque a amostra de entrevistados é menor. E quanto menor a amostra, maior a margem de erro. Por isso é importante realizar pesquisas constantes, como faz o PoderData. É possível verificar com maior precisão o que se passa em todos os estratos da sociedade.

OS 20% QUE ACHAM BOLSONARO ‘REGULAR’
No Brasil, pergunta-se aos eleitores como avaliam o trabalho do governante. As respostas podem ser: ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo. Quem considera a atuação “regular” é uma incógnita.

Para entender qual é a real opinião dessas pessoas, o PoderData faz um cruzamento das respostas desse grupo com os que aprovam ou desaprovam o governo como um todo.

Os resultados mostram que 43% desse grupo dizem aprovar o governo quando dadas apenas duas opções. Os que desaprovam são 40%.

 Mesmo sem vacinas, Bolsonaro mantém taxas de aprovação e desaprovação

Há 15 dias, muito mais pessoas do grupo “regular” disseram desaprovar do que aprovar o governo. Agora, há praticamente a mesma proporção para as duas opiniões.

Os que não souberam responder eram 1% no último levantamento. Agora, são 17%. Esses são os entrevistados sem posicionamento claro. Tendem a ir mais bruscamente de um lado para o outro quando a polarização se intensifica.

 Mesmo sem vacinas, Bolsonaro mantém taxas de aprovação e desaprovação

TENDÊNCIA PARA BOLSONARO
Segundo o cientista político Rodolfo Costa Pinto, que coordena as pesquisas do PoderData, “é importante destacar que a avaliação do governo segue próxima do recorde negativo (52% na pesquisa de 4 a 6 de janeiro de 2021)”. Ele afirma também que “é possível que os números sigam negativos para Bolsonaro por algum tempo, mesmo que não haja uma queda brusca na avaliação”.

“Outro ponto é que desde novembro a taxa de desaprovação está maior, ou ao menos empatada, com a de aprovação. Isso pode ser uma evidência que aquele segmento da população que avalia o governo como ‘regular’ está cada vez mais tendendo a reprovar o Bolsonaro. Mas esse processo de conversão é lento, especialmente num cenário no qual a oposição não tem qualquer coesão ou líder capaz de canalizar um sentimento anti-Bolsonaro”, explica Costa Pinto.

Outros 2 pontos podem ser destacados no atual cenário, segundo o cientista político:

1) fadiga sobre covid-19 – deve existir uma boa dose de fadiga com tudo relacionado à pandemia. Faz quase um ano que o Brasil está nessa situação. As cenas de pessoas sem oxigênio em Manaus e a politicagem em relação à vacina e tratamento precoce são fatos que chocam grande parcela do eleitorado, mas podem não ser o suficiente para converter quem ainda apoia o governo.

2) vacinas – a ideia da vacinação, mesmo não tendo sido capitaneada pelo governo federal, pode beneficiar Bolsonaro indiretamente na medida em que as pessoas agora sabem que há uma vacina. Não é ainda possível saber quantas pessoas atribuem o imunizante ao governo de João Doria, à China ou a Bolsonaro. Esse é tema para uma próxima pesquisa do PoderData.

O conteúdo do PoderData pode ser lido nas redes sociais, onde são compartilhados os infográficos e as notícias. Siga os perfis da divisão de pesquisas do Poder360 no Twitter, no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.


CORREÇÕES E ATUALIZAÇÕES: 1) o recorde de desaprovação do governo Bolsonaro foi de 52% na pesquisa realizada de 4 a 6 de janeiro de 2021. O percentual informado na 1ª versão desta reportagem estava errado. Correspondia ao pico de rejeição quando considera-se o desempenho pessoal do presidente. 2) a linha-fina informava desaprovação de 52%. O certo é 48%.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Política

Outras Notícias - Política

As principais notícias da categoria Política

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .