Rolim de Moura - RO
00:00
Rondônia

Maurão de Carvalho discute fortalecimento da piscicultura em Rondônia

Inclusão do peixe na merenda escolar foi um dos temas debatidos.

Fonte: Da Assessoria para o Rolnews

17/02/2016 19h 39min

  • Compartilhe Essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Maurão de Carvalho discute fortalecimento da piscicultura em Rondônia

A expansão da piscicultura em Rondônia, nos últimos anos, trouxe avanços e também ousadias. Hoje, o setor ainda enfrenta alguns desafios que precisam ser superados. Nesta semana, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP), discutiu o tema com empresários do pescado no Estado.

“Rondônia atravessa um crescimento acentuado na piscicultura, mas isso também trouxe outras demandas, como a necessidade de profissionalização do setor, facilidades na aquisição de insumos e novos mercados para o nosso produto”, explicou Maurão.

Participaram do encontro os empresários de pescados em Ariquemes, Wilson Bertoli, Pedro José Bertoli, Dirceu Tomaz e Reginaldo Nunes, além de Álvaro Lustosa.

“Nossa sugestão é de que o Estado possa adquirir o peixe para a merenda escolar, já que é um alimento saudável, mais barato e de alto valor nutritivo”, explicou Wilson Bertoli.

Pedro Bertoli informou que hoje, o peixe é vendido para a merenda escolar na rede municipal de Buritis, Campo Novo de Rondônia, Ariquemes e Alto Paraíso. “Oferecer peixe na merenda seria uma saída a mais para os produtores, que hoje estão em busca de novos mercados”, observou.

Ariquemes deve receber investimentos no setor, como a ampliação de um frigorífico, que passará a oferecer alevinos e montará uma fábrica de rações.

Escola do Legislativo

Uma sugestão que será aprofundada é a possibilidade de a Escola do Legislativo, através de uma parceria com o Governo, por exemplo, oferecer cursos para os criadores de peixe e também a profissionais que possam atuar na área.

“Vamos ver a legalidade e a forma como isso poderia ser feito, para que numa parceria com a Emater, por exemplo, oferecermos cursos para os criadores de peixe, com a técnica correta de criação, alimentação, despesca, etc. Por outro lado, poderemos oferecer cursos para filetar peixe, retirar espinhas, entre outros”, anunciou o presidente Maurão.

MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA