Abrir menu mobile
Céu limpo

Rolim de Moura - RO

Max: 36 - Min: 19

Céu limpo

Date e hora atual

22 de Julho de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

GOV 83291 JULHO PROGRAMA VENCER INTERNA
agronegócio

Juntos pelo Agro: Senar e Sebrae Rondônia iniciam parceria com foco na cafeicultura

Fonte: DA ASSESSORIA PARA O ROLNEWS
20/06/2024 13h 10min

Notícia

Juntos pelo Agro: Senar e Sebrae Rondônia iniciam parceria com foco na cafeicultura

Em uma primeira etapa, cerca de 60 produtores da Região da Indicação Geográfica “Matas de Rondônia” receberão atendimento complementar pelo Sebrae RO, além do atendimento já realizado pelo Senar RO.
Em Rondônia, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realizaram uma série de reuniões, entre os dias 10 e 12 de junho, com cafeicultores de São Miguel do Guaporé, Rolim de Moura, Cacoal, Espigão do Oeste, Novo Horizonte e dos demais municípios que compõem a Região da Indicação Geográfica (IG) “Matas de Rondônia”.

O propósito da reunião foi demonstrar aos cafeicultores a atuação conjunta entre o Sebrae e o Senar, por meio do Acordo de Cooperação “Juntos Pelo Agro”, que possibilitará que soluções do Sebrae cheguem até o produtor que é assistido pelos técnicos de Assistência Técnica e Gestão (ATEG) do Senar.

Conforme enfatizado pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (FAPERON), Hélio Dias, a parceria interinstitucional tem muito a contribuir com o agronegócio no estado. “Os técnicos de ATEG têm proporcionado excelentes avanços no que diz respeito ao manejo produtivo, visando elevar a qualidade, produtividade e a gestão da produção e o Sebrae somará muito a este trabalho, atuando de forma conjunta e não conflitante com os temas trabalhados pelo Senar”.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae sr. Darci Cerutti, acrescenta que a interação do Sebrae com o Senar impulsionará os cafeicultores a avançar com critérios de qualidade, produtividade e inovação requerido pelo mercado. Rondônia alcançou um posicionamento de mercado jamais alcançado, com o reconhecimento dos atributos especiais do café Robusta Amazônico.

PUBLICIDADE

O diretor-técnico do Sebrae RO, Alessandro Crispim Macedo, salientou que “os trabalhos por parte do Sebrae permearão o campo da inovação, acesso a mercado, intercâmbios técnicos e gestão financeira, sendo estes alguns dos temas que os empreendedores têm muita necessidade, e os impulsionam na melhoria do desempenho da sua atividade. Espera-se que o produtor possa assimilar e implementar as boas práticas a serem ofertadas, tanto pelo Senar e pelo Sebrae, frisou.
Uma vez que os produtores envolvidos neste projeto são oriundos da região da Indicação Geográfica “Matas de Rondônia”, esse trabalho conta com a parceria da organização social Caferon - Cafeicultores Asociados da Região Matas de Rondônia, a associação responsável pelo controle da Indicação Geográfica e que já tem realizado um forte trabalho para disseminar a importância dessa Indicação Geográfica, para qualificar o mercado e proporcionar melhores ganhos na comercialização do café.

MATAS DE RONDÔNIA

Os cafeicultores desta região do estado têm sido constantemente reconhecidos pela produção de qualidade e com alta produtividade. Já conquistaram, ao longo do tempo, premiações no Concafé, em Rondônia, no Coffee Of The Year, que acontece durante a SIC - Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, no concurso nacional Florada Premiada e, recentemente, na Premiação da CNA Brasil, um concurso nacional de Torra
Artesanal de Cafés Especiais. Tudo isso é resultado de um intenso trabalho especializado de assistência técnica e incentivo.

“Nesse primeiro momento serão atendidos cerca de 60 produtores com ações para ampliar a capacidade empreendedora dos cafeicultores. Vale destacar que os 10 produtores que alcançarem nota máxima, dentro dos critérios de participação nesse trabalho, terão passagens e hospedagens custeadas pelo Sebrae Rondônia para participação na Semana Internacional do Café – SIC 2024, juntamente com os técnicos que os assistem”, finalizou o gestor Fernando Dias dos Santos, do Sebrae em Rondônia.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

OUTRAS FOTOS

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Agronegócio

Outras Notícias - Agronegócio

As principais notícias da categoria Agronegócio

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .