Abrir menu mobile
Períodos nublados com chuva fraca

Rolim de Moura - RO

Max: 34 - Min: 22

Períodos nublados com chuva fraca

Date e hora atual

14 de Junho de 2026 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

BANNER AGUAS DE ROLIM JUNHO NOTICIA
policial

Ji-Paraná: PF deflagra Operação Fragmentos contra garimpo ilegal em Terra Indígena Zoró

Ação cumpriu 11 mandados de busca e apreensão, quatro de prisão preventiva e bloqueou R$ 12 milhões de investigados em Ji-Paraná e região.

Fonte: DO ROLNEWS
04/09/2025 18h 36min

Notícia

Ji-Paraná: PF deflagra Operação Fragmentos contra garimpo ilegal em Terra Indígena Zoró

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (4), a Operação Fragmentos, com foco no combate ao garimpo ilegal dentro da Terra Indígena Zoró. A ofensiva foi autorizada pela Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Juína/MT e resultou no cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão, quatro de prisão preventiva, além do bloqueio judicial de mais de R$ 12 milhões em bens e valores.

Denúncias e início das investigações

A operação teve origem em representações apresentadas pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), que relataram a exploração ilegal de minérios e madeira na região.

Com o apoio do Ibama e da própria Funai, equipes da PF realizaram diligências que confirmaram as denúncias. Foram encontrados acampamentos irregulares, áreas de desmatamento, pontos de extração de ouro e diversos equipamentos usados no esquema criminoso.

Atuação do grupo criminoso

PUBLICIDADE

Segundo a investigação, o grupo atuava de forma organizada, envolvendo desde responsáveis pela logística até financiadores das operações ilegais. As atividades foram registradas especialmente na região da Aldeia Ikarej (Pepuj), dentro da Terra Indígena Zoró.

Objetivos da operação

A Operação Fragmentos busca não apenas desarticular a atuação criminosa, mas também promover a descapitalização econômica dos envolvidos, por meio da apreensão de bens e bloqueio de valores.

A Polícia Federal informou que o trabalho investigativo segue em andamento, com análise do material recolhido durante os mandados. Os suspeitos poderão responder por crimes ambientais, extração ilegal de minérios, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Policial

Outras Notícias - Policial

As principais notícias da categoria Policial

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .