Notícia
O Instagram e o Facebook estão mostrando anúncios de aplicativos que prometem tirar a roupa de mulheres em fotos. Os responsáveis pelas supostas ferramentas de manipulação de imagens pagam para aparecerem em espaços publicitários das plataformas da Meta.
Apesar de proibirem nudez (saiba mais abaixo), as duas redes sociais veicularam desde dezembro de 2023, cerca de 1.400 anúncios em todo o mundo – sendo 150 no Brasil – de apps que supostamente criam nudes sem o consentimento de quem aparece na foto. Do total, cerca de 15% foram derrubados pelas plataformas.
Os registros estão na Biblioteca de Anúncios da Meta, em que a dona das duas plataformas exibe um histórico de campanhas publicitárias que circularam em seus serviços. Não há informações públicas sobre quanto tempo os anúncios ficaram no ar até serem removidos e quanto eles custaram.
O g1 testou um dos aplicativos promovidos no anúncio, mas, na verdade, ele oferece uma espécie de ChatGPT que funciona como uma namorada virtual. O usuário pode criar um perfil e interagir com a personagem por meio de mensagens.
A Meta disse que usa inteligência artificial e equipes humanas para remover conteúdo que viole suas regras (veja a nota ao final). A empresa também disse que removeu anúncios apontados pelo g1, ainda que outros tenham sido criados desde então.
Saiba mais sobre anúncios de geradores de nudes no Instagram e no Facebook:
- as campanhas costumam mostrar duas imagens aparentemente geradas por IA, em que a primeira mostra a simulação de uma mulher vestida e a segunda, como ela ficaria sem roupa (a imagem é coberta com textos do anúncio para dificultar a moderação);
- parte dos anúncios direcionam usuários para aplicativos hospedados nas Play Store e na App Store – nas lojas, alguns desses apps prometem recursos para criar imagens com IA, mas não citam a possibilidade de remover roupas de fotos;
- cerca de 1.400 anúncios circularam no Instagram e no Facebook desde dezembro de 2023 com a frase "any clothing delete" ("deletar qualquer roupa", em inglês), e 211 (15%) foram removidos pelas plataformas;
- no Brasil, cerca de 150 anúncios seguiram esse padrão.
A Biblioteca de Anúncios da Meta não oferece recursos para calcular o alcance total, o público-alvo e o valor pago para veicular os 1.400 anúncios, que usam diferentes fotos de mulheres geradas por serviços de inteligência artificial.
Mas o alcance não se limita às campanhas que incluem a expressão "deletar qualquer roupa". Anúncios semelhantes com termos como "undress" ou "nudify" ("despir" em inglês) também foram veiculados nas duas redes, segundo o site de notícias sobre tecnologia 404 Media.