Notícia
Dois pacientes receberão implantes de aparelho que estimula o nervo vago para tratar casos de depressão resistente. As cirurgias, que ocorrerão pela primeira vez no Brasil, serão realizadas nesta sexta-feira (11), no Hospital SOS Cárdio, em Florianópolis (SC). As informações são da BBC.
O tratamento é baseado em estimular o cérebro: o implante ativa o nervo vago, que envia sinais elétricos ao órgão. Assim, os neurotransmissores e as áreas cerebrais associadas ao humor são afetadas. A teoria do uso do estimulador se baseia na influência positiva em aspectos cerebrais do humor e da regulação emocional.
Pesquisas sugerem que a estimulação desse nervo pode modular redes neurais que estão em desequilíbrio na depressão, contribuindo, desta forma, para a melhora dos sintomas.
Os pacientes foram escolhidos pela área de psiquiatria do hospital. Eles precisavam já ter passado por outros tratamentos, sem resultados satisfatórios. Para que uma pessoa seja elegível ao implante, é necessário ter a recomendação de um psiquiatra e ser encaminhado a um neurocirurgião familiarizado com a tecnologia.