Rolim de Moura - RO
00:00
Rondônia

Governo contrata empresa para realizar Plano Estadual de Recursos Hídricos

Fonte: RondoniAgora

18/11/2016 16h 31min

  • Compartilhe Essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Governo contrata empresa para realizar Plano Estadual de Recursos Hídricos

O governo do estado assinou um contrato com a empresa RHA Engenharia e Consultoria SS Ltda, na tarde de quinta-feira (17), que consolidará o Plano Estadual de Recursos Hídricos, com estudos e levantamentos para o planejamento do multiuso da água em Rondônia. A prioridade do trabalho é definir ações, programas e projetos que de forma sustentável estabeleçam o consumo da água e preservação das nascentes.
Considerando a importância do estudo, que deverá começar de imediato e em um prazo de um ano, o técnico da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, Mauro Vaz da Costa, enfatiza que o plano estadual deverá ser integrado ao plano nacional, que já tem cobertura em 82% do território brasileiro. Rondônia abrange 2,8% do território nacional.

Segundo dados da secretaria, poucos estados ainda não realizaram o levantamento, e somente o Amazonas corresponde a 18,5% do território nacional, mas ainda deve ser incluído este ano. Também para 2016 está em fase de inclusão o plano do Rio de Janeiro, com 0,5% do território nacional. Para 2017, serão realizados os estudos em Santa Catarina, Pará, Espírito Santo, Amapá, e ainda serão atualizados os planos antigos.

Mesmo com todo o trabalho previsto, Mauro Vaz destaca que um documento de tamanha grandeza só tem efeito se de fato servir para permear as políticas públicas voltadas para o setor. “Esse trabalho só vai valer a pena se for realmente utilizado como plano de gestão de recursos hídricos e políticas públicas”, conclui.

O secretário da Sedam, Vilson de Salles Machado, garante que esse é o objeto do governo. “Considerando que temos uma economia tão ligada ao agronegócio, uma forte pecuária, grandes produções de madeira e a maior de piscicultura em todo o Brasil, e que todos esse setores dependem do recurso hídrico como fonte, a nossa intenção é sim usar o plano a nosso favor”.

Salles Machado lembrou ainda que “a produção de café também tem se tornado forte e precisa do estudo para se manter e crescer ainda mais. Certamente o plano nos ajudará a elevar potencialmente toda a nossa produção. Através do desenvolvimento sustentável é possível muito mais”.

A cerimônia aconteceu na sala de reuniões da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), e o contrato foi assinado por representantes da empresa vencedora da licitação, e o secretário Vilson de Salles Machado.

Quer ficar conectado com o Rolnews em seu WhatsApp?
Entre agora em nosso grupo e fique bem informado.
Clique aqui para entrar no grupo.

MAIS NOTÍCIAS DE GERAL