Rolim de Moura - RO
00:00
Rondônia

Geladeira transformada em mini-biblioteca deve ser instalada em praça de Cacoal, RO

Fonte: DO G1 RO

06/06/2019 11h 23min

  • Compartilhe Essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Geladeira transformada em mini-biblioteca deve ser instalada em praça de Cacoal, RO

Uma geladeira que seria descartada por não ter mais condições de uso está sendo transformada em uma pequena biblioteca, para ser instalada na praça municipal Governador Jorge Teixeira, de Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho. O projeto ‘Geladeira do Saber’ é uma iniciativa de acadêmicos de uma faculdade particular da cidade para incentivar a leitura. A instalação será feita no domingo (9).


Mas enquanto o dia da instalação não chega, alguns voluntários se dedicam a arrecadação dos livros e reforma da geladeira. Todos os livros que ficarão expostos na geladeira são resultados de doações. A acadêmica de arquitetura Alcidinéia Vinoze já contribuiu com o projeto doando quatro livros.
“Geralmente os livros que nós doamos é porque não precisamos mais, então assim que eu puder eu vou doar novamente”, disse a acadêmica.

O projeto que incentiva a prática da leitura foi criado por alunos e professores de três cursos da faculdade em Cacoal. Segundo Suzi Mara Ramires, uma das idealizadoras do projeto, a ideia é instalar geladeiras cheias de livros em pontos movimentados da cidade. Quanto mais livros forem arrecadados, mais geladeiras serão instaladas.
“Vai funcionar assim: Eu gostei do livro, então eu posso retirar, levar para minha casa, ler e devolver. Caso eu queira ficar com o livro, também é possível, desde que coloque outro no lugar”, explicou Suzi.
As geladeiras do projeto também são doações. Os voluntários já conseguiram cinco. Mas para que elas sejam implantadas na cidade e todos possam desfrutar dos livros que estarão dentro delas, é necessário uma reforma, que também é voluntária. A primeira delas já está sendo pintada e preparada para ser instalada na praça municipal.

O trabalho artístico está sendo feito pelas mãos do grafiteiro Dennis Ferraz, que trabalha com grafite há 14 anos em Cacoal. Ele disse que o desenho que vai enfeitar a geladeira já foi escolhido e que está feliz por ajudar o projeto.
“Esse é um projeto que traz conhecimento, a ideia é muito bacana e isso é muito bom para nós cacoalenses”, destacou o grafiteiro.
 
A Geladeira do Saber busca aumentar a procura pelo conhecimento, mas também existe outro ponto importante: a reutilização dela no projeto evita que seja descartada de forma incorreta na natureza.
“Primeiro estamos evitando um descarte de material e em segundo lugar, sabemos que quem lê sabe muito, então a leitura se tornou algo muito importante. A gente quer estimular que a sociedade leia, que tenhamos essa troca e esse hábito do saber, nos tornará muito mais preparados para a vida”, acredita a voluntária do projeto, Jamille Barbosa.
 

As pessoas que tiverem livros para doarem, podem entregar na rua do Esporte, 1038, nas coordenações dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Letras e Pedagogia.
 

MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA