Abrir menu mobile
Céu encoberto com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 26 - Min: 23

Céu encoberto com chuva moderada

Date e hora atual

28 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

SEBRAE 16975 - MARÇO - INSTITUCIONAL - INTERNA GOV 74897 - DENGUE - MARÇO - INTERNA CMRM PI 029/2024 / SAPL / MARÇO / INTERNA GOV 74566 - MARÇO - PROGRAMA VENCER - INTERNA ALE 16545 / MARÇO / FORTES / INTERNA
tecnologia

Forte tempestade solar poderia ‘quebrar’ internet no mundo

Fonte: Sputnik News
03/09/2021 00h 31min

Notícia

Forte tempestade solar poderia ‘quebrar’ internet no mundo

Ilustrativa


Uma ejeção de massa coronal (CME, na sigla em inglês), geralmente conhecida como tempestade solar, é uma expulsão direcionada de uma grande massa de partículas magnetizadas do Sol, e seu impacto nas quebras de internet por dia nos EUA pode chegar ao valor de US$ 7 bilhões (cerca de R$ 36,4 bilhões), diz estudo.

As tempestades solares maciças na superfície do Sol podem enviar poderosas CMEs em direção à Terra, a velocidades de até vários milhões de quilômetros por hora. Apesar de a atmosfera da Terra nos proteger contra os efeitos radioativos de tais tempestades, elas podem causar estragos em nossos sistemas elétricos.

Estas supertempestades solares conseguem provocar longos apagões, uma vez que os ventos solares golpeiam a magnetosfera da Terra causando milhões, ou até trilhões, de dólares de danos em equipamentos elétricos, incluindo satélites.

Eventos como o descrito já foram registrados, e não há tanto tempo assim. Em 1989, uma tempestade solar foi responsável pelo corte de eletricidade a mais de 6 milhões de pessoas por nove horas no Québec, Canadá.

PUBLICIDADE

Na pesquisa, Sangeetha Abdu Jyothi, da Universidade da Califórnia, nos EUA, reparou que a infraestrutura local e regional da internet estaria sob baixo risco de danos durante tempestades solares extremas, uma vez que são majoritariamente utilizadas fibras óticas que, por sua vez, não são afetadas pelas correntes induzidas geomagneticamente, típicas das tempestades solares.

               Forte tempestade solar poderia ‘quebrar’ internet no mundo

Contudo, os repetidores eletrônicos usados para amplificar os sinais ópticos em cabos submarinos longos são muito vulneráveis a essas correntes, e uma forte tempestade solar poderia quebrar a conectividade global ao atingir esses cabos.

Jyothi revelou na conferência de comunicação de dados SIGCOMM 2021, na semana passada, que se ocorrer uma tempestade solar maciça ela transformará o mundo digital. Em entrevista à Wired, a pesquisadora apontou que o mundo está despreparado para as repercussões, pois “nossa infraestrutura não está preparada para um evento solar em larga escala. Temos uma compreensão muito limitada da extensão dos danos”. 

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Tecnologia

Outras Notícias - Tecnologia

As principais notícias da categoria Tecnologia

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .