Rolim de Moura - RO
00:00
Rondônia

Filmes rondonienses ganham lançamento virtual nesta quarta-feira

Curtas-metragens retratam questões sobre consciência ambiental e trabalho remoto

Fonte: DO DIÁRIO DA AMAZÔNIA

20/06/2022 13h 50min

  • Compartilhe Essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Filmes rondonienses ganham lançamento virtual nesta quarta-feira
DIVULGAÇÃO

Na próxima quarta-feira, dia 22 de junho, acontecerá o lançamento digital dos filmes rondonienses “Stop Fogo!” e “Home? Office!”, obras que integram a produção audiovisual realizada com recursos da Lei Aldir Blanc. O lançamento acontecerá às 19h (horário local), por meio do canal do Youtube da Roda Filmes Produções – empresa produtoras das obras experimentais. O filme Stop Fogo!, dirigida por João Paulo Palitot, é um stop motion – técnica de animação muito usada com recursos de uma máquina fotográfica ou de um computador- que visa provocar reflexões sobre a conscientização da população sobre a problemática das queimadas e suas consequências diretas para a saúde da população local. João Paulo Palitot é graduado em Rádio e Tv e Mestre em Letras com projeto sobre mise-en-scène cinematográfica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – local em que também atuou como professor substituto do curso de Mídias Digitais. Atua no campo de direção, edição e finalização desde 2011. O profissional também atua como coordenador da Fantacine: Mostra de Cinema Fantástico de Rondônia.

Já a obra Home? Office!, dirigida por Virgínia Duan, trata-se de um vídeo experimental que traz em sua narrativa uma provocação crítica a respeito da sobrecarga mental gerada em adultos que precisaram trabalhar de casa durante o auge da pandemia. A colagem digital é inserida em vários momentos do filme, onde a protagonista passa por processos de alucinação nessa nova lógica de vida e de trabalho. Virgínia Duan é graduada em Jornalismo e Mestra em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É produtora cultural, roteirista e editora tendo desenvolvido projetos com potencial para cinema e televisão (curtas e longas-metragens), além de prestar serviços especializados para projetos culturais. Atuou como coordenadora e curadora do Cine Banguê (cinema da Fundação Cultural da Paraíba – Funesc), programando os filmes exibidos, promovendo cursos, lançamentos e debates na área audiovisual de 2015 a 2019. É editora e diretora de gravação do podcast PPKast. Atua como coordenadora da Fantacine: Mostra de Cinema Fantástico de Rondônia.

O lançamento em conjunto tem como motivação, para além de serem produzidos pela mesma empresa, o fato que as obras dialogam esteticamente sobre colagem, seja ela manual ou digital. Esse recurso é inserido nos filmes como proposta estética da narrativa e fazem com que elas dialoguem não só a nível de crítica social.

Os filmes podem ser conferidos clicando nos links abaixo, às 19h da quarta-feira, dia 22 de junho:

STOP FOGO! – LINK DE ACESSO

HOME? OFFICE! – LINK DE ACESSO

O LANÇAMENTO ACONTECERÁ DE FORMA GRATUITA


Os filmes foram realizados com recursos da Lei 14.017/2020, Lei Aldir Blanc, através do Edital 35/2021/SEJUCEL-CODEC: 2ª EDIÇÃO JAIR RANGEL PISTOLINO PRÊMIO DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL E ARTES CÊNICAS (Eixo IV, Categoria D); por meio da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL) e Governo do Estado de Rondônia.

 

Entre no grupo do whatsapp Clique aqui para entrar no grupo do Rolnews no Whatsapp.

MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA

CONTEÚDOS DIVERSOS