Rolim de Moura - RO
00:00
Rondônia

Feira Livre de Rolim de Moura completou 30 anos de atividades em 2015

A feira é considerada uma das maiores do estado de Rondônia e a maior da região Centro Sul.

Fonte: Do Rolnews

23/12/2015 18h 14min

  • Compartilhe Essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Feira Livre de Rolim de Moura completou 30 anos de atividades em 2015

Considerada uma das maiores feiras do estado de Rondônia, a Feira Livre em Rolim de Moura completou em 2015, 30 anos de atividade. Todos os dias em bairros diferentes são comercializados diversos produtos, desde alimentos a artesanatos. A feira reúne produtores, vendedores ambulantes e artesões de toda a região.

A Feira Livre emprega mais de 700 pessoas, que diariamente leva para as barracas produtos de boa qualidade ao consumidor. Além de fomentar a economia local, a feira também é um dos mais populares pontos de encontro e até mesmo diversão para os rolimourenses e imigrantes.

José Carlos Cestari, o presidente da Feira Livre de Rolim de Moura, conta o sucesso que se tornou esta atividade comercial na cidade. “Estou a 12 anos na presidência da feira e o nosso segredo foi sempre a união, todos nós feirantes pagamos a manutenção e limpeza dos locais onde são realizados a feira livre. Há 17 anos que sou feirante, pude perceber uma aceitação cada vez maior da população. Tem pessoas que deixam de ir no mercado para comprar verduras por exemplo, e vai até a feira, isso para nós é muito gratificante” destaca.

Atualmente Rolim de Moura recebe produtores rurais de toda a região Centro Sul de Rondônia, o tomate por exemplo, chega de Alto Alegre dos Parecis, município considerado o maior produtor de tomates do estado. José Francisco dos Santos é um dos feirantes mais antigos da cidade, ele conta como a atividade começou. “Quando chegamos em Rolim, havia uma feirinha ali no Ponto dos Caminhões, anexado a Rodoviária Estadual, isso no ano de 1984. Em 1985 iniciou a Feira Livre, e a partir daí comecei a fazer parte desta atividade, na época a feira era aos domingos, e ficou conhecida como Feira Domingão. Os produtores vinham até a cidade para comercializar café, gado e seriais. Foi uma época bastante marcante para a economia local”, relata.

A Feira Livre acontece de segunda a domingo e reúne cerca de 1.500 pessoas dentro do espaço de comercialização, em um dia de feira, não há como contabilizar o número de pessoas que passaram por ela.

A gastronomia também marca presença na atividade, as barracas de Pastel, Espetinho, Vatapá, Pamonha entre outros fazem o paladar de muitos consumidores. “Nota dez, o pessoal da feira está de parabéns, para se ter uma ideia até barraca de sushi tem aqui, realmente a Feira Livre da nossa cidade é espetacular”, afirma o Empresário Odair dos Santos.

Foto: SICTV Rolim de Moura- Afiliada Tv Record

MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA