Rolim de Moura - RO
00:00
Rondônia

Falar mal do Brasil é um vício por Gilclér Regina

Fonte: GILCLÉR REGINA

01/03/2021 18h 00min

  • Compartilhe Essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Falar mal do Brasil é um vício por Gilclér Regina
DIVULGAÇÃO

Você é do tipo que fala mal do seu país? Se você não gosta do síndico do prédio, você torce par ao seu prédio pegar fogo?

Como colunista de vários jornais, blogs, revistas, tenho por costume, revisar matérias que escrevi, atualizar alguns dados e estar antenado com o que aconteceu analisando com o momento atual e provável futuro, até porque o passado em minha opinião é uma percepção e o futuro uma expectativa. 

Nesta “viagem”, encontrei um de meus artigos que citava uma matéria da escritora holandesa Aliefka Rijlsma falando do Brasil. O ano era 2014 e o assunto, hoje, continua atualíssimo.

Ela dizia que os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil e que realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. 

Ora, todo lugar em qualquer geografia mundial, tem seus pontos positivos e negativos, mas percebemos que em muitos países eles dão ênfase nos positivos, enquanto no Brasil a tônica é falar dos negativos. 

Por exemplo, os resultados das eleições na Europa demoram horrores porque não há nada automatizado. Veja a briga que deu nos Estados Unidos da América, em que pese, o sistema eleitoral lá ser diferente, a demora continua.

Na Holanda, só há uma companhia telefônica e pasmem: Se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.

Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo(como aqui no Brasil) - ou mesmo de lavar as mãos antes de comer (que tal?). Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne. Eu duvido que isso tenha mudado tanto de 2014 para cá.

Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta. Aqui, não precisa falar não é, dá fechamento do estabelecimento na hora, com lacre e tudo.

Na Europa, não-fumante é minoria. Mas se você pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador. Isso pode ter melhorado, mas ainda é latente essa verdade. Lá a obesidade cresce, o consumo de álcool é o mais alto do mundo e quase um terço dos europeus fumam.

Segundo a jornalista holandesa, em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir pra lá dar aulas de doutorado em como conquistar os clientes.

Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos...

Vocês têm uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa. Os brasileiros são vítimas de vários crimes contra a pátria, crenças, cultura, língua... os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar nossas raízes culturais.

Bem, então o que é o Brasil. Um país de contrastes, de potencial tão grande e tão mal falado. Um país que é referência e sucesso no combate a doenças sexualmente transmissíveis. No projeto Genoma, o Brasil é destaque mundial junto com França, Japão e EUA.

Qualquer brasileiro sabe que a votação de uma eleição termina lá por 17 horas e na mesma noite tem os resultados, quando não uma hora ou pouco mais depois. O Brasil é o 4. No ranking mundial de internautas. O país é referência na América, na indústria automobilística de veículos e automotores. 

E o que dizer sobre o nosso agronegócio? O Brasil foi e continua sendo celeiro do mundo, alimentando pelo menos um terço do planeta, com nossas exportações gerando divisas, renda e empregos.

O Brasil tem hoje dois dispositivos digitais por habitante, incluindo smartphones, computadores, notebooks e tablets. Em 2019, o País tinha 420 milhões de aparelhos digitais ativos. É o que revela a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP).

De acordo com a pesquisa anual da ISO, o Brasil possui o maior número de certificados ISO 9001 na América do Sul, contando atualmente com mais de 18.000 organizações certificadas por organismos de certificação nacionais e internacionais do mundo todo, muito acima de México e Argentina. O Brasil é o segundo maior mercado do mundo de jatos e helicópteros executivos.

A escritora holandesa pergunta: Por que vocês têm esse vício de só falar mal do Brasil? Por que não se orgulham em dizer que o mercado editorial de livros é um dos maiores do mundo? Segundo a agência Estado, foram vendidos 434 milhões de exemplares de livros no Brasil. E não estou nem entrando no mérito da questão do fabuloso crescimento do mercado digital notadamente em 2020.

Um país que têm o mais moderno sistema bancário do planeta e suas agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiais? 

Por que não falam que são o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?

Por que não dizem que são hoje uma das maiores democracias do mundo? Que há uma corrente em curso, apesar de todas as mazelas, punindo muitos pela corrupção, entrando nesta conta até o altíssimo escalão.

Por que não se lembram que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem? Por que não se orgulham de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando?

Pois é! O Brasil é um país abençoado de fato. Bendito este nosso povo, que possui a magia de unir todas as raças, todos os credos, apesar das brigas de alguns. Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques. Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente. 

Bendita seja, querida pátria chamada BRASIL! Parem de falar mal do Brasil!

Um forte abraço e esteja com Deus!

Entre no grupo do whatsapp Clique aqui para entrar no grupo do Rolnews no Whatsapp.

MAIS NOTÍCIAS DE Publicações

CONTEÚDOS DIVERSOS