Notícia
A redação vencedora do Programa Jovem Senador 2024, em Rondônia, foi da estudante do município de Cacoal, a cerca de 481 km de Porto Velho. A premiação na etapa escolar foi conquistada pela aluna Karen Ângelo Pinheiro, de 18 anos, do 3º ano do ensino médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina. O anúncio dos vencedores foi feito no dia 21 de junho.
A redação selecionada em 2º lugar, foi da estudante da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Heitor Villas Lobos de Ariquemes, Júlia Evaldt da Silva, e o 3º lugar foi conquistado pelo aluno da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Marechal Rondon, no município de Buritis, Cristhian Gabriel Boing Macedo. A lista com todos os finalistas estaduais de 2024 está disponível no link https://www12.senado.leg.br/jovemsenador/finalistasestaduais.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou a relevância do programa, que além de levar os estudantes para representar o estado no Senado Federal, com oportunidade de debater assuntos de interesse nacional, estimula a reflexão e o exercício da cidadania e democracia entre os jovens.
A estudante, Karen Ângelo Pinheiro estava em sala de aula quando recebeu a notícia. Emocionada, comemorou a primeira colocação e destacou que o sentimento é de gratidão por representar não só a escola que estuda, como o município de Cacoal e o estado de Rondônia. “Estou muito feliz e emocionada. Foi incrível. Sou grata à direção da escola, as professoras que me auxiliaram, principalmente minha professora orientadora, Julia Aparecida Garcia e todos que estiveram comigo, me apoiando,” relatou.
A professora de História, Julia Aparecida Garcia, que foi orientadora da estudante no programa, frisou que no início do ano letivo de 2024, a escola recebeu o material referente ao concurso de redação Jovem Senador, cujo tema foi “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. “Apresentei a proposta e os respectivos regulamentos do concurso e desde o início, os alunos demonstraram interesse em participar. Começamos com a elaboração das redações e posterior seleção para envio. Toda a equipe gestora e pedagógica da escola Cora Coralina está feliz e orgulhosa com a conquista merecida da nossa estudante. Foi um trabalho árduo e colhemos juntos o resultado,” pontuou.
De acordo com a titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini, em 2024, 66 escolas de Rondônia participaram do programa, totalizando 1.137 redações recebidas. “O próximo passo é confirmar a participação, e, em seguida o aluno e professor orientador vão para Brasília, onde ficarão por uma semana acompanhando os trabalhos do Senado Federal”, explicou.