Abrir menu mobile
Céu nublado com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 27 - Min: 22

Céu nublado com chuva moderada

Date e hora atual

29 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

GOV 74897 - DENGUE - MARÇO - INTERNA SEBRAE 16975 - MARÇO - INSTITUCIONAL - INTERNA GOV 74566 - MARÇO - PROGRAMA VENCER - INTERNA
geral

Estrangeiros vindos do Brasil são proibidos de entrar nos EUA

A decisão vale a partir do dia 29 e foi anunciada neste domingo, dois dias depois de o Brasil se tornar o segundo país do mundo em número de casos de covid-19
Fonte: CORREIO BRASILIENSE
24/05/2020 20h 37min

Notícia

Estrangeiros vindos do Brasil são proibidos de entrar nos EUA

Divulgação


Os Estados Unidos anunciaram, neste domingo (24/05), que vão barrar cidadãos não estadunidenses que estiveram no Brasil até 14 dias antes de tentarem entrar no país. A decisão, segundo a Casa Branca, tem o objetivo de proteger a população americana do novo coronavírus.

A medida, que passa a valer na próxima sexta-feira (29/5), foi tomada por meio de decreto do presidente Donald Trump, dois dias depois de o Brasil ultrapassar a Rússia e se tornar o segundo país do mundo em número de casos de covid-19, atrás apenas dos EUA.

 

"Hoje o presidente tomou a ação decisiva para proteger nosso país, ao suspender a entrada de estrangeiros que estiveram no país (Brasil) durante um período de 14 dias antes de buscar a admissão nos Estados Unidos", diz um comunicado da secretária de Imprensa da Casa Branca, Kayleigh McEnany.

"A ação de hoje vai garantir que estrangeiros que estiveram no Brasil não se tornem uma fonte adicional de infecções em nosso país. Essas novas restrições não se aplicam aos voos comerciais entre os EUA e o Brasil", acrescenta a nota.

Residentes e cônjuges não são afetados
O decreto não atinge pessoas que residem nos Estados Unidos ou são casadas com um cidadão americano. 
Não são afetados também filhos ou irmãos de americanos, desde que tenham menos de 21 anos.

Membros de tripulações de companhias aéreas ou pessoas que ingressem no país a convite do governo dos EUA também estão isentas da proibição.

PUBLICIDADE

O decreto de Donald Trump foi assinado horas depois de o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Robert O'Brien, afirmar que o governo americano adotaria restrições à entrada de passageiros vindos do Brasil. Ele falou sobre o assunto durante entrevista ao programa 'Face the Nation', da rede de TV CBS.


"Esperamos que seja temporário, mas, devido à situação no Brasil, tomaremos todas as medidas necessárias para proteger o povo americano", declarou O'Brien, antes de frisar que os brasileiros estão "passando por um mau momento".


Segundo o conselheiro, Washington também avalia restringir a entrada de pessoas de outros países das Américas, e a situação está sendo examinada caso a caso.


Tanto o presidente Donald Trump quanto seu vice, Mike Pence, já haviam ameaçado, desde março, proibir voos vindos do Brasil, ainda que os EUA continuem liderando em número de casos e mortes pela covid-19.


Situação do Brasil
No momento em que Donald Trump assinava o decreto com as restrições, o Ministério da Saúde brasileiro contabilizava 347.398 casos de covid-19 e 22.013 mortes pela doença. O agravamento da pandemia no país levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a afirmar que América do Sul se tornou o novo epicentro global da pandemia.

Nos EUA, o número de casos e mortes por covid-19 ultrapassou, respectivamente, 1,6 milhão e 97 mil. Embora a pandemia comece a ser contida em estados que impuseram medidas de isolamento social rígidas, como Nova York e Califórnia, a doença continua se alastrando pelo interior.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Geral

Outras Notícias - Geral

As principais notícias da categoria Geral

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .