Notícia
Escritor, pedagogo, pós-graduado em políticas públicas e em formação política para o laicato brasileiro. Além de ministrar palestras sobre diferentes temas, Mateus Lima é uma pessoa com deficiência visual total que, apesar do diagnóstico, atualmente irreversível, por 10 anos trabalhou como professor concursado junto a Secretaria de Estado da Educação - SEDUC/RO, onde atuou como docente nas séries iniciais junto a educação especial, no ensino médio lecionando sociologia e filosofia, contribuindo ainda com o ensino para jovens e adultos – EJA. Mateus Lima também trabalhou a frente de projetos para a educação prisional e coordenou festivais culturais de música POP e afrobrasileira.
Além disso, ao longo dos anos, ele propôs ações escolares pedagógicas e coletivas sobre consciência negra, povos indígenas, povos sigamos, bem como colaborou junto a construção das conferências de assistência social, cultura, direitos humanos, de educação e dos direitos das pessoas com deficiência, tanto aqui em Rolim de Moura, quanto em outros municípios de Rondônia. Além de contos e poesias, como autor, o mesmo já publicou duas obras literárias de grande volume; o romance “Tempo de Pietra” uma ficção que retrata lealdade, perdão e reconciliação e outro de não ficção intitulado “A B C da deficiência visual; a arte de se redescobrir”. Essa última, a ser lançado neste dia 31 de outubro.
Abordando a temática sobre a deficiência visual e os caminhos que podemos escolher caso algum dia, eventualmente, viermos a nos deparar com um quadro de cegueira, seja em alguém próximo, ou com nós mesmos. O livro é um convite ao conhecimento sobre como fica a vida vivida na escuridão.
Atualmente Mateus Lima integra o conselho municipal de cultura como representante da literatura local e figura como primeiro suplente junto a esfera estadual do mesmo conselho. Uma representação voluntária a configurar-se espaço da sociedade civil. O autor disse a nossa reportagem que, para ele, “escrever é vida”, e complementou: “Embora eu tenha perdido completamente a saúde dos meus olhos, acordar todas as manhãs e saber que ainda tenho um computador com meus programas de voz que me ajudam a produzir literatura... nossa! Isso me deixa muito grato com a natureza da vida”
O autor conclui convidando a toda comunidade de Rolim de Moura para participarem da cerimônia de lançamento de seu novo livro, o A B C da deficiência visual. Um evento que ocorrerá às 19:30 horas desta quinta-feira, 31 de outubro no auditório da escola CEEJA aqui na região central da nossa cidade.
Usuário de redes sociais, Mateus Lima deixa seu contato a disposição da comunidade para que empresas, professores, associações e entidades possam entrar em contato com ele caso entendam ser útil uma palestra acolhedora ou uma fala amiga sobre temas sensíveis e transversais como, por exemplo, combate ao bullying escolar ou respeito no ambiente profissional.