Abrir menu mobile
Céu limpo

Rolim de Moura - RO

Max: 34 - Min: 21

Céu limpo

Date e hora atual

17 de Junho de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

PI ALE RO AGRO LER
geral

Entrega de pluviômetros fortalece o monitoramento das chuvas em Rondônia

Fonte: Secom – Governo de Rondônia
10/06/2024 20h 13min

Notícia

Entrega de pluviômetros fortalece o monitoramento das chuvas em Rondônia

Irene Mendes


Os cem pluviômetros entregues para a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), na sexta-feira (7), serão instalados em escritórios da Autarquia e propriedades rurais assistidas de todos os municípios do estado, em locais estrategicamente definidos, para uma verificação precisa da quantidade e distribuição das chuvas em Rondônia. A leitura diária dos dados será feita por técnicos da Emater-RO e agricultores treinados por eles.

Os equipamentos foram adquiridos e doados à Autarquia pela Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Rondônia (Aprosoja), na ocasião representada pelo responsável pela entidade em Rondônia, Victor Paiva, que oficializou a entrega do equipamento ao presidente da Emater-RO Luciano Brandão, e ao titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Marcos Antônio Lagos.

BANCO DE DADOS
Segundo o presidente da Emater, Luciano Brandão, os dados coletados a partir de agora serão lançados numa plataforma digital, onde serão tratados para compor o mais importante banco de dados sobre pluviosidade de Rondônia. “Refiro-me à condição única da rede que se forma com cem pontos de coleta de dados das chuvas, que caem no estado. Isso só é possível devido à capilaridade da Emater, que possui escritórios em todos os município e principais distritos do estado,” explicou.

Conforme o titular da Sedam, Marco Lagos, o equipamento permitirá o levantamento preciso sobre as chuvas na Amazônia e no estado. “Será possível agora refutar ou reafirmar as informações sobre as chuvas”, pontuou.

PUBLICIDADE

De cordo com o representante da Aprosoja em Rondônia,Vitor Paiva, os dados levantados pelos técnicos através dos pluviômetros serão utilizados para subsidiar as mais importantes tomadas de decisão pelos produtores.

A relevância de ter a informação meteorológica correta é para facilitar ações concretas do Poder Público e dos produtores em relação ao planejamento agropecuário, e executar medidas mitigadoras de crises ambientais. Para o produtor rural, o acesso aos dados de pluviosidade no estado facilita decidir sobre irrigação, época de plantio, e outras ações relativas à produção agrícola.

COMITÊ DE CRISE HÍDRICA
O governo de Rondônia criou, através do Decreto nº 28.613 de 28 de novembro de 2023, o Comitê de Crise Hídrica, que tem mais um instrumento para auxiliar nas deliberações e orientações. O governador de Rondônia, Marcos Rocha, em relação a esse tema evidenciou que, o governo do estado está adotando as medidas necessárias para reduzir os efeitos da estiagem em Rondônia.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

ROLIM NET NOTÍCIAS LER
Ícone da categoria Geral

Outras Notícias - Geral

As principais notícias da categoria Geral

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .