Notícia
O segundo e último dia do Encontro de Prefeitos, Secretários e Empresas do Trade Turístico de Rondônia, que aconteceu nesta quarta e quinta-feira (13 e 14) em Ouro Preto D’Oeste, confirmou o sucesso da ação de orientação ao setor público dos municípios e empolgou ainda mais os envolvidos com o turismo no estado.
Pela manhã, mais palestras motivaram e direcionaram os representantes municipais sobre os procedimentos a serem tomados para que o setor turístico seja alavancado em cada cidade do interior de Rondônia, como a explanação do turismólogo Cléris Kussler, do Sebrae. “O turismo é uma atividade econômica e deve ser tratado como tal, para gerar recursos tanto para o setor público quanto privado”.
O profissional explicou que o Sebrae trabalha diretamente com micro e pequenos empreendedores e já desenvolveu projetos ligados ao setor turístico em Porto Velho. Apresentando números de uma pesquisa realizada pela instituição, Cléris disse que o total de 230.975 pessoas chegam a capital por mês, seja por via terrestre, fluvial, ou aérea. Se pernoitam, são consideradas turistas, e a média de tempo que costumam ficar na cidade é de 3.9 dias. Os turistas, segundo a pesquisa, gastam R$ 224 por dia, o que multiplicado por 12 meses, gera uma economia de R$ 2 bilhões anuais para Porto Velho.
“A primeira coisa que as prefeituras devem ter é embasamento em números. Nós temos a metodologia e podemos somar com os municípios para ajudar nesse processo. Valorizar a cidade vizinha maior que a sua é prioridade. O mesmo dinheiro que o turista de outro estado vai trazer, o da cidade vizinha também, com a vantagem de que a frequência de visitas pode ser ainda maior se considerar a proximidade. Estabelecer projetos com viés de empreendedorismo é para as empresas. O poder público deve dar o suporte com articulação e providência de números, assim como o direcionamento de recursos para investimentos na infraestrutura pública”, disse o turismólogo.
O superintendente estadual de Turismo (Setur), Gilvan Pereira Júnior, reforçou a necessidade de repasse de informações por parte das prefeituras e cadastramento junto Ministério do Turismo (MTur), seguindo todas os critérios, para no prazo até o dia 30 de junho poderem garantir espaço no Mapa Turístico Brasileiro, e assim articularem recursos federais para investimento no setor. “Também precisamos que todos enviem o quanto antes o calendário de eventos da cidade correspondente, para que possamos incluir no material gráfico publicitário que faremos para divulgação das atrações em todo o estado durante o ano todo”, completou.