Notícia
O comércio eletrônico tem avançado no atendimento de clientes on-line, e dependendo das circunstâncias há aceitação por parte dos consumidores. No cenário do e-commerce, quando surgem problemas, as reclamações dão conta que falta comunicação direta com os clientes. As empresas de telefonia são as mais criticadas nessa obstrução de comunicação com os usuários de seus serviços, mas a grande força do comércio como um todo ainda é o varejo, e quando existem problemas, eles ocorrem ao vivo, diretamente entre vendedores e clientes. Às vezes, principalmente nas empresas que possuem poucos colaboradores, as repreensões são dirigidas aos empresários. Como reagir a esses desentendimentos?
A resposta é simples: atendendo bem!
Empresários e gestores de pequenos negócios precisam criar condições necessárias para desenvolver competências gerais de natureza cognitiva, atitudinal e operacional. O gestor que vende seu produto ou serviço precisa identificar os aspectos que trazem satisfação a seus clientes. Ele deve refletir criticamente sobre as ações e procedimentos de atendimento em sua empresa, levando em conta a experiência do consumidor. As ações devem ser planejadas para garantir a satisfação do cliente e gerar um impacto positivo nos resultados.
Mas como adquirir tais competências?