Rolim de Moura - RO
00:00
Rondônia

Empresa contribui com o meio ambiente no descarte correto de lixo hospitalar e industrial

Fonte: ASSESSORIA

11/06/2019 08h 05min

  • Compartilhe Essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Empresa contribui com o meio ambiente no descarte correto de lixo hospitalar e industrial

RZ presta serviço de coleta, tratamento e incineração de lixo hospitalar e industrial a empreendimentos dos municípios da região de Cacoal

Desde 2012, a RZ tem ajudado empresas que geram resíduos hospitalares, industriais e químicos a descartarem esses materiais de forma adequada. A RZ presta serviço de coleta, tratamento e incineração de lixo hospitalar e industrial a empreendimentos dos municípios da região de Cacoal. O gerenciamento correto desses resíduos, considerados perigosos e alto infectantes, tem evitado prejuízos ao meio ambiente e consequentemente ao ser humano.

O sócio da empresa da RZ, Nilton Noedi Zimmermann, explica que todo o trabalho é feito de forma rigorosa com colaboradores devidamente treinados. Além disso, o veículo utilizado no transporte dos resíduos possui licenças ambientais renováveis anualmente.

 “Esses resíduos são coletados nos locais onde são gerados e depositados em bombonas e em seguida transportados até a empresa onde é feita a incineração. No caso dos resíduos de saúde, eles são colocados em sacos específicos antes de serem armazenados nas bombonas.”, esclareceu Nilton.

Atualmente a RZ atende 400 empresas na área de saúde e indústria dos municípios de Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Ministro Andreazza. Os resíduos de saúde e indústria não são transportados juntos. Na empresa, é feito a separação do material que também é incinerado separadamente. Por mês, a empresa incinera cerca de 7 toneladas de lixo hospitalar e industrial, que podem ser reduzidas a 2% do volume.

 “As cinzas resultantes da incineração são alojadas em tambores de ferro com tampa que contém uma trava, evitando o rompimento em caso de acidente durante o transporte. Essas cinzas são levadas para um aterro sanitário licenciado, o mais próximo fica em Uberlândia, Minas Gerais, onde mantemos um contrato permanente.”, disse o sócio da empresa.

A fumaça produzida na incineração passa por um lavador de gases e filtros, que elimina metais pesados e devolve para o meio ambiente o vapor da água.

“Para garantir a proteção do meio ambiente todo o processo é monitorado por um sistema de controle, que trava ao detectar qualquer problema.”, afirmou Nilton.

Toda empresa geradora de resíduos perigosos e infectantes tem obrigação legal de dar a destinação correta desses materiais. Romeu Moreira proprietário da Farmácia Yassuda de Cacoal é um dos clientes da RZ. Ele conta que o serviço prestado pelo empreendimento é fundamental para que as empresas consigam atender à legislação e, dessa forma, preservar o meio ambiente.

“Ter no município uma empresa que faz esse trabalho de coleta, tratamento e incineração dos resíduos é muito importante, pois facilita que nós empresários consigamos atender à legislação, descartando os materiais de forma adequada e evitando a contaminação do meio ambiente”, disse Romeu.

A RZ é um bom exemplo de empresa com boas práticas sustentável, os empreendedores que queiram ajuda para desenvolver essas práticas na empresa podem procurar o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A instituição disponibilizaconsultorias e produtos sustentável como, por exemplo, a elaboração de projetos de licenças ambientais e outorga d’agua. Para isso, o Sebrae faz a contratação de um profissional qualificado e subsidia 70% do valor.

MAIS NOTÍCIAS DE GERAL