Abrir menu mobile
Céu encoberto com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 26 - Min: 23

Céu encoberto com chuva moderada

Date e hora atual

28 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

ALE 16545 / MARÇO / FORTES / INTERNA GOV 74566 - MARÇO - PROGRAMA VENCER - INTERNA CMRM PI 029/2024 / SAPL / MARÇO / INTERNA
agronegócio

Em Rondônia 67% dos postos de trabalho formais são de pequenos negócios; “Proampe” incentiva micros e pequenas empresas

Fonte: Secom – Governo de Rondônia
28/06/2022 20h 35min

Notícia

Em Rondônia 67% dos postos de trabalho formais são de pequenos negócios; “Proampe” incentiva micros e pequenas empresas

Fotos: Gabriel Metran


As micros e pequenas empresas exercem um papel importante para o crescimento econômico do país. Em Rondônia, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged, através de um levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia – Sebrae, dos 6.217 postos de trabalho gerados até abril, 67% vêm dos pequenos negócios. Neste montante, foram 2.157 vagas a mais que as médias e grandes empresas.

Quando comparado ao mesmo período de 2021, são 1.440 postos a mais, gerados pelas Micros e Pequenas Empresas no Estado, o equivalente a 53% de crescimento. A coordenadora de Micros e Pequenas Empresas, Associações e Cooperativas da Sedec, Patrícia Portela, destaca a importância das micros e pequenas empresas para a geração de empregos e economia de Rondônia.

“Além de serem responsáveis por mais da metade dos empregos no País, empresas de pequeno porte são menos propensas a demitirem, pois, operam com um número menor de colaboradores. Importante ressaltar, ainda que, os pequenos negócios movimentam dinheiro na própria região onde os consumidores residem. Quanto mais empresas abertas, mais opções de serviços e com isso, mais competitividade”, destacou.

Essas empresas têm influência nas ações do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec, com programas de microcrédito e empregabilidade.

DADOS NACIONAIS:

PUBLICIDADE

De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae, com base em dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério da Economia, no 1° quadrimestre de 2022, as micros e pequenas empresas abriram 470,52 mil vagas a mais do que as médias e grandes empresas. Na divisão por setores da economia, somente os pequenos negócios apresentaram saldo positivo na criação de empregos, em todos os segmentos.

GERAÇÃO EMPREGO

Através da solução de empregabilidade “Geração Emprego”, os trabalhadores podem cadastrar seus currículos, passando por um processo de busca por vagas e ainda se capacitarem e prestarem serviços na informalidade.

OFERTA DE MICROCRÉITO

Com o Programa de Apoio às Micros e Pequenas Empresas e Empreendedores de Pequenos Negócios do Estado de Rondônia – “Proampe“, empreendedores de pequenos negócios formais e informais de Rondônia podem ter acesso a crédito com excelentes condições operacionais, conjugado com capacitação e assistência técnica, incentivando a geração de trabalho e renda entre os microempreendedores.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Agronegócio

Outras Notícias - Agronegócio

As principais notícias da categoria Agronegócio

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .