Abrir menu mobile
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Rolim de Moura - RO

Max: 31 - Min: 23

Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Date e hora atual

15 de Abril de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

ALE - PI 17815 - TRANSPARENCIA - ABRIL - INTERNA GOV 76352 - DENGUE - ABRIL - INTERNA
política

Eleições 2020:'O Campeonato Vai Começar'

Fonte: DO ROLNEWS
25/01/2020 18h 54min

Notícia

Eleições 2020:

Existe um ditado no futebol que diz: "se ganha um campeonato com regulamento debaixo do braço." Há quem diga que essa primícia se aplica também na política. Em sendo verdade, percebe-se que algumas siglas partidárias que anunciaram seus pré candidatos ao executivo de Rolim de Moura recentemente, parece menosprezar ou até mesmo desconhecer as regras do jogo ou da eleição. A emenda constitucional 97, altera a Constituição Federal para estabelecer a partir das eleições de 2020, o fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais. ou seja, a partir desse ano, cada partido disputará a eleição para vereador com sua nominata própria, não podendo mais coligar dois ou mais partidos, como era antes da emenda constitucional 97.

O tabuleiro do cenário político de Rolim de Moura começou a se movimentar nas últimas semanas. Partidos anunciando seus pré candidatos ao executivo e apresentando também, sua nominatas de pré candidatos a vereadores. Até aí tudo bem, parece normal. O que tem causado estranheza é alguns partidos ao anunciarem seus pré candidatos ao executivo anunciar também, o pré candidato a vice para compor a chapa majoritária.

Fica a indagação: com a mudança trazida no regulamento por força da alteração da legislação, não estaria tal partido afastando os demais de uma possível composição na indicação do vice? Lembrando que não será mais possível coligação na proporcional.

Outro ponto a ser considerado é a forma de financiamento de campanha. Em um passado não muito distante, era legal as empresas fazerem doações às campanhas eleitorais, e os candidatos poderiam gastar na campanha tudo quanto recebesse, sem limites de gastos. A algum tempo, isso também mudou. Agora cada candidato ou coligação, e aqui falo da coligação majoritária, está restrito aos limites estabelecidos pela Lei.

PUBLICIDADE

Então, fica a dica: senhores e senhoras candidatos e candidatas, procuram conhecer a regra do jogo, na política, assim como no futebol não se admite erros.

Mais um lembrete aos poderosos que no passado eram acostumados a gastar fortunas para chegar ao executivo ou legislativo. Talvez, seu dinheiro irá mofar embaixo do colchão, pois, a regra do jogo mudou e tudo será acompanhado aos olhos atentos da mídia social, que não perdoará.

Leiam o regulamento e ao apito inicial esteja preparado. Bom jogo a todos. Que vença o melhor.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Política

Outras Notícias - Política

As principais notícias da categoria Política

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .