Abrir menu mobile
Céu nublado com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 27 - Min: 22

Céu nublado com chuva moderada

Date e hora atual

29 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

SEBRAE 16975 - MARÇO - INSTITUCIONAL - INTERNA
política

Eleições 2016:Votos serão transmitidos via satélite em mais de 1,2 mil localidades remotas

Fonte: Do Rolnews
01/10/2016 11h 01min

Notícia

Eleições 2016:Votos serão transmitidos via satélite em mais de 1,2 mil localidades remotas

Pode parecer estranho, mas, quanto mais longe dos grandes centros é a localidade, mais rápida é a totalização dos resultados. Isso porque, quando o assunto é eleição, são nos locais mais remotos do país que a Justiça Eleitoral investe mais em tecnologia. Nesses lugares, os dados das urnas eletrônicas para a totalização dos votos são transmitidos via satélite. Sem o uso dessa tecnologia, a totalização dos resultados levaria dias para ser concluída.

Nas eleições de outubro, a tecnologia alcançará 1.267 localidades remotas de municípios de 16 estados (Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rondônia, Roraima e Tocantins). Utilizada desde as eleições municipais de 2008, a transmissão via satélite é feita nas seções eleitorais instaladas em aldeias, terras e reservas indígenas, seringais, comunidades ribeirinhas, colônias, quilombos, assentamentos, zonas rurais e vilarejos isolados. Para se chegar a essas localidades, muitas vezes é necessário utilizar vários meios de transporte, tais como barco, voadeira, helicóptero, dentre outros.

Nessas localidades, no dia da eleição, os votos computados pela urna eletrônica serão enviados via satélite para o Tribunal Regional Eleitoral de cada estado. A partir daí os dados entrarão em uma rede de comunicação de uso restrito, não conectada à internet, e serão recebidos e totalizados. A Justiça Eleitoral então fará uma verificação dos dados e totalizará os resultados para então serem divulgados.
O estado com mais localidades que contarão com a transmissão de votos via satélite é o Amazonas, com 380 áreas. Na sequência, vem o Pará, com 337 localidades. Mato Grosso, com 90, Piauí, com 86, e Maranhão, com 90, aparecem em seguida. O estado com o menor número de regiões que contarão com a transmissão de dados via satélite é Pernambuco, com apenas duas.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Política

Outras Notícias - Política

As principais notícias da categoria Política

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .