Rolim de Moura - RO
00:00
Rondônia

Editorial: Novas tecnologias movimentam serviços digitais

“Aplicativos sob medida para smartphones é uma das maiores tendências nos serviços digitais”

Fonte: DA ASSESSORIA PARA O ROLNEWS

16/10/2020 14h 29min

  • Compartilhe Essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Editorial: Novas tecnologias movimentam serviços digitais
Foto by Pxfuel

Nos últimos anos, foi possível observar o surgimento de diversas novas tecnologias. Essas invenções têm guiado o mercado para novas e excitantes direções e movimentado todo tipo de serviços digital.

De aplicativos feitos sob medida para smartphones passando por novas formas de pesquisa por voz auxiliadas por assistentes virtuais e avançados sistemas integrados de autoatendimento, o futuro completamente digital está cada vez mais próximo.

Smartphones são o presente e o futuro dos serviços digitais

Com mais de 230 milhões de smartphones no país e quase dois dispositivos móveis por habitante, não é surpresa que o número de compras realizadas por esses aparelhos tenha crescido tanto no país nos últimos anos.

Para se ter uma ideia do crescimento expressivo do setor, basta mencionar que apenas em 2019 o número de vendas por smartphones aumentou 41%. O crescimento brasileiro foi tão grande que superou o de gigantes como os Estados Unidos, que cresceu apenas 14% no mesmo período.

Ainda assim, a tendência de crescimento é mundial e a consultoria especializada App Annie afirmou que até 75% do total de transações do setor de e-commerce será realizada de forma exclusiva pelo mobile em 2021.

Um dos grandes fatores responsáveis por isso foi o desenvolvimento de aplicativos desenvolvidos sob medida para os smartphones. Grandes lojas como Americanas, Amazon, Submarino e Magazine Luiza contam com aplicativos próprios com interfaces perfeitas para as telas de celulares e usabilidade de alto nível.

Além disso, os aplicativos muitas vezes contam com ofertas exclusivas que não aparecem nas versões tradicionais dos sites, além de facilidades como compras em apenas um ou dois toques que tornam a jornada do consumidor ainda mais fácil.

Além do e-commerce, outro grande setor que está cada vez mais direcionado para os dispositivos móveis é do entretenimento e um dos grandes destaques atuais tem sido o crescimento dos jogos de cassino.

Os novos aplicativos foram feitos com foco em smartphones de todos os níveis tecnológicos e o número de usuários que acessam esse tipo de serviço não para de crescer em todo o mundo.

A combinação de baixos requisitos técnicos aliados a uma grande variedade de modalidades disponíveis, que vão de jogos simples como as roletas temáticas até grandes rodadas de blackjack, tem se mostrado vitoriosa na conquista de entusiastas e deve ser uma tendência cada vez maior entre os aplicativos do gênero no futuro.

Pesquisa por voz é tendência

As compras por smartphones já são uma tendência consagrada no mercado, mas existe uma subdivisão ligada a eles e a outros dispositivos inteligentes que tem ganhado cada vez mais espaço em relação ao oferecimento de serviços digitais: os assistentes virtuais.

Impulsionados pelo lançamento de produtos como Siri, Google Now, Bixby e Alexa, esses mecanismos de busca estão aparecendo cada vez mais como uma das modalidades favoritas do público. Inclusive, o Google revelou que mais de 20% das suas pesquisas já são feitas por voz e o número sobe para 40% entre a geração y, os chamados “millenials”.

Editorial: Novas tecnologias movimentam serviços digitais

Photo by Pxfuel/ Free for commercial use

“Pesquisas por voz em smartphones e dispositivos como Google Home são tendência para os próximos anos”

Não existem dados disponíveis sobre todas as empresas no mercado, mas a consultoria Campaign afirma que até o final de 2020 mais de metade dos usuários comece a realizar pesquisas por voz.

O crescimento é impulsionado principalmente pelo aumento de vendas de dispositivos de voz como o Google Home (Google Now) e o Echo Dot (Alexa), que conquistaram uma fatia significativa do público e funcionam exclusivamente a partir de comandos de voz feitos pelo usuário.

Ainda que não sejam tão avançados quanto os novos sistemas capazes de ler mentes, esses dispositivos aprendem rapidamente os gostos e preferências dos usuários e devem conquistar uma fatia de mercado cada vez maior.

Autoatendimento avança em todo o mundo

Em 2019, a Associação Paulista de Supermercados (Apas) encomendou uma pesquisa para a empresa de consultoria Ibope Inteligência para saber quais as expectativas dos consumidores para os próximos anos em relação aos serviços oferecidos nos mercados brasileiros.

Após entrevistar mais de 2 mil pessoas, a pesquisa revelou que o autoatendimento no supermercado é a função mais desejada pelos consumidores. 86% dos entrevistados afirmou que essa possibilidade estava acima até mesmo da maior oferta de benefícios como programas de fidelidade (77%).

O mercado está se movimentando para atender aos desejos dos seus consumidores e de acordo um estudo da High-Tech Retail, mais da metade (60,4%) dos brasileiros devem realizar suas compras através de tecnologias de autoatendimento até 2021.

Hoje, existem cerca de 600 a 800 caixas de atendimento em operação no país e a expectativa é que as diversas iniciativas nesse sentido diminuam esse número a poucas centenas ou até mesmo dezenas nos próximos anos no processo de substituição.

Nesse sentido, existem diversas operações de interfaces digitais competindo pelo mercado. Uma das empresas mais bem-sucedidas tem sido a Consinco, que já instalou mais de 200 caixas de autoatendimento pelo sul e sudeste do país e pretende expandir para outras regiões.

Os novos caixas conseguem absorver até 10% do movimento da loja e podem gerar uma redução de até 30% no tempo de espera, números que aliados a vontade dos consumidores fazem com que o investimento seja cada vez mais visado pelos varejistas.

Além deles, franquias de alimentação como Bob’s e McDonald’s também tem adotado esses serviços tecnológicos e devem introduzir essa solução em todas as franquias no futuro.

Quer ficar conectado com o Rolnews em seu WhatsApp?
Entre agora em nosso grupo e fique bem informado.
Clique aqui para entrar no grupo.

MAIS NOTÍCIAS DE Publicações

CONTEÚDOS DIVERSOS