Notícia
O projeto de Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental, desenvolvido pela Superintendência Estadual do Indígena (SI) está consolidando um amplo levantamento de informações sobre os territórios e comunidades indígenas de Rondônia. A iniciativa, que será apresentada na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30), reúne dados essenciais para o planejamento de políticas públicas integradas, com foco em sustentabilidade, desenvolvimento local e valorização dos povos originários.
O diagnóstico contempla o levantamento de indicadores sociais e econômicos, o mapeamento de áreas prioritárias para conservação e bioeconomia, a integração entre políticas públicas, cultura e meio ambiente, além da coleta de pontos geográficos das comunidades e da elaboração de mapas temáticos.
Mais de 1.200 indígenas foram entrevistados em nove territórios, em um trabalho de campo que envolveu o diálogo direto com pessoas acima de 18 anos, representantes de suas famílias. As entrevistas têm possibilitado compreender com profundidade o modo de vida, os desafios e as potencialidades de cada povo, fornecendo uma base sólida para a construção de ações futuras.
No contexto atual, os dados coletados passam por uma fase de organização e revisão em campo, com a sistematização de planilhas e mapas temáticos. Essa etapa permitirá que a SI planeje com mais precisão ações futuras e políticas voltadas à promoção da qualidade de vida, à proteção ambiental e ao fortalecimento das economias indígenas, de forma específica, de acordo com as necessidades de cada território.









