Notícia
Hoje (14) é o Dia Mundial do Café, a bebida, popularmente consumida no mundo todo, possui amantes que só conseguem acordar para valer após ingeri-la devido à presença da cafeína, um excelente estimulante. Uma xícara de café quentinha vai bem em vários momentos do dia: depois do almoço, no lanche da tarde com um bolinho, com amigos do trabalho, família e até durante o momento de trabalho ou leitura.
O Brasil está entre os cinco maiores produtores de café do mundo, acompanhado do Vietnã, Colômbia, Indonésia e Etiópia. Segundo dados da Embrapa, entre 2022 e 2023, a produção mundial de café incluindo as duas espécies de Coffea arabica e Coffea canephora atingiu o volume total equivalente a 168,2 milhões de sacas de 60kg.
Melhores cafés do mundo
Segundo avaliação realizada pela Specialty Coffee Association (SCA), que classifica os grãos em tradicionais, superiores e especiais e analisa vários quesitos como aroma, sabor, acidez e uniformidade, os melhores cafés do mundo são:
Black Ivory
Na Tailândia, há um grão de café, chamado de Black Ivory, que custa U$ 1.100 (cerca de R$ 2.200) por quilo e é considerado o mais caro do mundo. O curioso é que esse grão é colhido de fezes de elefantes, segundo o Daily Mail.
O processo é surpreendente: o elefante come, digere e elimina alguns grãos, colhidos de suas fezes, moídos e levados à xícara. Isso porque, segundo pesquisas, as enzimas do animal quebram a proteína do café e deixa a bebida menos amarga.
Hacienda La Esmeralda, Panamá
O grão cultivado no Panamá, processado logo após a colheita, possui sabor único com intensamente floral, levemente doce, rico em acidez e notas frutadas.
Kopi Luwak, Indonésia
O Kopi Luwak é um café colhido das fezes de um animal chamado civeta, uma espécie de gato herbívoro, encontrado na Indonésia que se alimenta desses grãos, que são bem limpos, moídos e preparados para o consumo.