Abrir menu mobile
Céu limpo

Rolim de Moura - RO

Max: 34 - Min: 21

Céu limpo

Date e hora atual

17 de Junho de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

PI ALE RO AGRO LER GOV 81459 - PROGRAMA VENCER - JUNHO - INTERNA GOV 81762 - DOAÇÃO DE SANGUE - JUNHO - INTERNA
cultura

Dia dos Namorados é feriado? Entenda motivo da data no Brasil

Fonte: Significados.com
09/06/2024 15h 13min

Notícia

Dia dos Namorados é feriado? Entenda motivo da data no Brasil

Ilustrativa/internet


O Dia dos Namorados, também conhecido como “Valentine’s Day”, é uma data comemorativa na qual se celebra o amor e a união dos casais. Nesse dia, os namorados costumam trocar presentes, flores, chocolates e declarações de amor.

No Brasil, o Dia dos Namorados é celebrado em 12 de junho, mas em diversos outros países essa comemoração acontece no dia 14 de fevereiro, Dia de São Valentim.

Origem do Dia dos Namorados no Brasil (12 de junho)
A comemoração do Dia dos Namorados não era uma tradição no Brasil, a data começou a ser celebrada depois de uma campanha publicitária realizada em 1949.

Naquele ano, o publicitário João Dória, diretor da Agência Standard Propaganda, criou uma campanha comercial para a loja Clipper, que costumava ter baixo volume de vendas no mês de junho.

Um dos slogans utilizado para a campanha foi:

Não é só de beijo que vive o amor.
O dia 12 foi escolhido por ser a véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

Nos anos seguintes, a data começou a se popularizar, outras empresas trabalharam em campanhas publicitárias voltadas para o Dia dos Namorados e a tradição se espalhou pelo país.

Hoje no Brasil o Dia dos Namorados é a terceira celebração de mais movimento no comércio, atrás apenas do dia das mães e do natal. Nesse dia os casais trocam presentes e costumam jantar em restaurantes.

História do Dia de São Valentim (14 de fevereiro)
Em muitos países do mundo, sobretudo na Europa e nos Estados Unidos, o Dia dos Namorados é celebrado no dia 14 de fevereiro, o Dia de São Valentim - um santo reconhecido pela Igreja Católica.

PUBLICIDADE

A origem exata dessa celebração não é comprovada, mas uma das lendas mais famosas conta que Valentim era um sacerdote em Roma em meados do século III, quando o Império Romano era governado por Cláudio II.

Cláudio II decide proibir a celebração de matrimônios, pois acreditava que se os homens ficassem solteiros, eles seriam soldados melhores, pois não teriam construído os laços de uma família.

O sacerdote Valentim não concordou com essa medida e, contrariando as ordens do imperador, celebrava os matrimônios de maneira escondida.

Carlos II toma conhecimento das celebrações que Valentim estava fazendo e manda encarcerá-lo. Anos mais tarde, em 270, o sacerdote é executado.

São Valentim tornou-se um santo e no ano de 494 o papa Gelásio I determinou que o dia 14 de fevereiro seria o Dia de São Valentim. Essa data foi celebrada durante séculos pela Igreja Católica, até o ano de 1969.

Apesar de não ser mais celebrado pela Igreja Católica, a comemoração do Dia dos Namorados se tornou uma tradição na sociedade e continua sendo uma data importante no calendário.

Como é celebrado com troca de presentes, passeios e jantares, o Dia dos Namorados também se tornou uma data muito importante para o comércio.


 

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Cultura

Outras Notícias - Cultura

As principais notícias da categoria Cultura

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .