Abrir menu mobile
Céu nublado com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 27 - Min: 22

Céu nublado com chuva moderada

Date e hora atual

29 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

ALE 16545 / MARÇO / FORTES / INTERNA GOV 74566 - MARÇO - PROGRAMA VENCER - INTERNA GOV 74897 - DENGUE - MARÇO - INTERNA
agronegócio

Denúncias feitas por agricultores relatam perseguição pela Idaron

Presidente do órgão foi convocado a dar explicação na Comissão de Agricultura da Assembleia
Fonte: DO TUDO RONDÔNIA
17/06/2020 14h 41min

Notícia

Denúncias feitas por agricultores relatam perseguição pela  Idaron

Foto: Junior Cazangi


Agricultores que atuam na região do Café e Zona da Mata procuraram o deputado, Cirone Deiró, presidente da Comissão de Agricultura para denunciar práticas abusivas da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril- Idaron contra as agroindústrias que atuam no setor de produção de alimentos. Documentos entregues ao presidente da comissão de agricultura revelam que fiscais do Idaron, acompanhados da Polícia Militar interditaram uma agroindústria no município de Nova Brasilândia. A medida trouxe prejuízos de toda ordem ao proprietário da agroindústria.


De acordo com o produtor rural, Adalto da Silva Leite, que foi alvo da ação do Idaron, a interdição ocorreu depois que os fiscais do Idaron passaram a exigir o cumprimento de uma série de normas que foram alteradas recentemente e que ele ainda não tinha conhecimento em relação as novas exigências estabelecidas nessas normas ou portarias. “Aqui, na roça a gente levanta cedo e trabalha até a noite, não tem tempo de ir até o escritório do Idaron para saber quais alterações estão sendo feitas na legislação. Sempre trabalhei acreditando que entre as atribuições dos técnicos estivessem incluídas a orientação e esclarecimento, além de nós auxiliar na tomada de decisão para a devida adequação da nova legislação vigente”, desabafou o produtor rural.


O deputado Cirone Deiró manifestou sua indignação com os fatos relatados pelos agricultores e lamentou que em tempo de recessão e desemprego, um dos mais importantes órgãos do governo do estado esteja perseguindo agricultores e fechando agroindústrias. “Somos um estado de atividade predominantemente agrícola e será pelo setor produtivo agropecuário que vamos retomar a economia e voltar à normalidade na geração de emprego e renda no campo e na cidade”, assegurou.


Para o presidente da Comissão de Agricultura tratar quem está produzindo alimentos com atitudes truculentas e inconsequentes é uma agressão inadmissível e merece uma explicação por parte do Idaron. Segundo o parlamentar, os agricultores em sua grande maioria trabalham e vivem na área rural, são pessoas simples que honram os seus compromissos em todos os aspectos. “Por isso, recebo com o sentimento de revolta e estranheza os relatos de perseguições e fechamentos de agroindústrias que estão ocorrendo”, afirmou.  

PUBLICIDADE

Presidente do Idaron foi convocado a dar explicação

O presidente do Idaron foi convocado pela Assembleia para explicar as denúncias que têm sido feitas pelos agricultores em relação as práticas abusivas e excessivas exigências do órgão. O requerimento de convocação do presidente Júlio Cesar Rocha Peres, foi assinado pelos deputados Cirone Deiró e Jair Montes. Ele será ouvido pela Comissão de Agricultura no próximo dia 23. Além de explicar aos parlamentares os fatos ocorridos, o presidente deve apresentar uma solução para colocar fim ao sentimento de insegurança provocados pelas ações de repressão praticadas pelo Idaron.


Para o presidente da Comissão de Agricultura, deputado Cirone Deiró o momento exige do governo, das secretarias e autarquias voltadas a atender o setor produtivo agrícola e empresarial medidas de apoio, incentivo e acolhimento de suas demandas. “Pelos relatos que recebi essa semana, está ocorrendo totalmente o contrário, em meio a maior crise econômica que atravessamos quem ainda está conseguindo manter sua atividade econômica está sendo perseguido”, questionou o parlamentar.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Agronegócio

Outras Notícias - Agronegócio

As principais notícias da categoria Agronegócio

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .