Abrir menu mobile
Céu limpo

Rolim de Moura - RO

Max: 34 - Min: 21

Céu limpo

Date e hora atual

17 de Junho de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

tecnologia

Deixar o carregador na tomada gasta energia ?

Fonte: DO MEGA CURIOSO
19/11/2023 10h 12min

Notícia

Deixar o carregador na tomada gasta energia ?

(Fonte: Getty Images)


Você já se perguntou se deixar o carregador do seu celular, notebook ou tablet na tomada gasta energia mesmo quando o aparelho não está conectado? Essa é uma dúvida comum entre os consumidores, que muitas vezes não sabem se devem ou não retirá-lo após o uso. A resposta é: depende.

O que é o consumo fantasma?

O consumo fantasma é o termo usado para designar a energia elétrica gasta por um dispositivo mesmo quando ele está desligado ou em modo de espera. Isso acontece porque alguns deles possuem circuitos internos que continuam funcionando mesmo sem uso, como relógios, televisores, micro-ondas e videogames.

No caso dos carregadores, este acontecimento também pode ocorrer, mas em uma escala muito menor. Isso porque eles possuem um transformador interno que converte a corrente alternada da rede elétrica em uma contínua para realizar a alimentação. Esse componente gera um campo magnético que consome uma pequena quantidade de energia, mesmo quando não há nada conectado a ele.

Quanto custa deixar o carregador na tomada?

Deixar um carregador de celular na tomada durante um mês inteiro, sem conectar nenhum aparelho, pode gastar cerca de 0,04 kWh, o que equivale a R$ 0,02 na conta de luz. Já um de notebook gasta cerca de 0,2 kWh, o que representa R$ 0,10.

PUBLICIDADE

Esses valores são muito baixos e dificilmente vão fazer diferença no seu orçamento. No entanto, se você multiplicar isso pelo número de carregadores que você tem em casa e pelo tempo que eles ficam plugados, pode haver um desperdício de energia considerável.

No TecMundo, também falamos sobre quanto custa carregar o celular por ano.

Como evitar o consumo fantasma?

A melhor forma de evitar o consumo fantasma é tirar os aparelhos e os carregadores da tomada quando não estiverem em uso. Além da economia, você também evita possíveis danos causados por sobrecargas ou curtos-circuitos na rede elétrica.

Outra dica é usar filtros de linha ou réguas com interruptor para ligar e desligar vários equipamentos ao mesmo tempo. Assim, evitando ter que tirar cada um da tomada individualmente.

Deixar o carregador na tomada gasta energia, mas em uma quantidade muito pequena. No entanto, se você quiser economizar e evitar o desperdício, o ideal é retirá-los da tomada quando não estiverem sendo usados. Assim, você contribui para a preservação do meio ambiente e ainda poupa alguns centavos na sua conta de luz.

 
Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Tecnologia

Outras Notícias - Tecnologia

As principais notícias da categoria Tecnologia

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .