Rolim de Moura - RO
00:00
Rondônia

Curso Realidade Brasileira realiza 2ª etapa na Unir de Cacoal

O tema da etapa foi a Formação do Povo Brasileiro

Fonte: ADENILSON FLORENTINO PARA ROLNEWS.COM

15/07/2019 09h 20min

  • Compartilhe Essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Curso Realidade Brasileira realiza 2ª etapa na Unir de Cacoal

 

Foi realizado neste final de semana, 13 e 14 de julho, a segunda etapa do Curso Realidade Brasileira – O Brasil Interpretado por seus pensadores. O curso é uma parceria entre a Unir e IFRO, Campus de Cacoal, Sintero e outras entidades e tem o objetivo de formar militantes para resgatar o debate sobre a formação política. Aproximadamente 40 cursistas de Cacoal, Espigão d´Oeste Rolim de Moura estão recebendo a formação.

 

Para trabalhar o tema Formação do Povo Brasileiro, foi convidada a professora Mestre do IFRO, Laelba Batista, Formada em Ciências Sociais, formada pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) de Juazeiro do Norte (CE). Durante o dia de sábado e a manhã de domingo a assessora se embasou no livro “O Povo Brasileiro, a formação e o sentido do Brasil”, de Darcy Ribeiro. A ideia do tema, a Formação do Povo Brasileiro, busca vencer os desafios de trabalhar na base de origem de cada cursista, além de contextualizar com a realidade atual e local e contribuir com o processo de mudança nas comunidades.

 

Durante a etapa os participantes do curso puderam degustar os capítulos do livro e percorrer os caminhos traçados para que o Brasil chegasse até aqui. O curso também possibilitou que fosse conhecido um pouco dos vários “Brasis” da nossa história. “A obra de Darcy Ribeiro que norteou esses dois dias de estudo, traz todos os conflitos oriundos do processo histórico de formação do nosso povo brasileiro e nos motiva a buscarmos os nossos espaços nas escolas, universidades e comunidades onde atuamos”, destacou Laelba Batista.  

 

Membro da coordenação do curso o Prof. Me. Marcilei Germano, reforçou a ideia de estudar a realidade sócio histórica do Brasil e elevar o nível sociocultural e intelectual dos participantes do curso, atingindo através desses, a base das organizações Sociais. “Convidamos para este curso pessoas dos mais diversos segmentos da nossa sociedade para se que apoderem de conhecimentos teóricos e científicos para fortalecer nossos trabalhos de base”, disse Marcilei. O coordenador lembrou ainda que após a formação deste grupo, a ideia é organizar um estudo ainda mais aprofundado para esta turma e abrir vagas para novos cursistas.

 

O curso também abriu espaço para a presença da comunidade indígena e motivou o casal Oita Motina Cinta Larga Filho Semani e Sara Gonzaga Semani Cinta Larga à participar da formação. “Minha participação neste curso é importante para que eu possa levar às crianças da minha comunidade as informações aprendidas aqui. Admiro muito os trabalhos desenvolvidos por estes professores, que muito contribui com a formação dos acadêmicos”,assegurou Oita Motina, que representa a Associação PATJAMAAJ dos Povos Cinta Larga. A próxima etapa será realizada nos dias 03 e 04 de agosto com o tema Formação Econômica do Brasil, com assessoria do professor Dr. Bernardo Schimidt Penna, da Unir de Cacoal.

MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA