Abrir menu mobile
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Rolim de Moura - RO

Max: 29 - Min: 23

Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Date e hora atual

24 de Março de 2025 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

policial

Criança de 3 anos engole bateria de lítio e é internada com dor abdominal em Ji-Paraná

Fonte: DO G1 RO
12/03/2025 09h 03min

Notícia

Criança de 3 anos engole bateria de lítio e é internada com dor abdominal em Ji-Paraná

Uma criança de três anos deu entrada em um hospital particular de Ji-Paraná (RO) com dores abdominais depois de engolir uma bateria de lítio. Com exame de raio-X, os médicos encontraram o objeto dentro do intestino do paciente.

O caso foi relatado esta semana nas redes sociais pela doutora pediatra Bárbara Blafert, que acompanhou o o caso. Os pais optaram por não comentar o assunto para preservar a privacidade da criança.

A bateria do tipo botão tem o tamanho aproximado de uma moeda, usada em brinquedos, por exemplo. Em alguns casos, é necessário realizar procedimentos como endoscopia e cirurgia para retirar o objeto. Porém, no caso de Ji-Paraná, o paciente conseguiu expelir a bateria pelas fezes.

"Na internação, a gente solicitou uma endoscopia, essa endoscopia foi realizada, porém a bateria já não foi encontrada na região nem do esôfago e nem do estômago, e então ela já teria provavelmente descido. Através do Raio-X, a gente via que ela já estava na região dos intestinos", relembra a médica.

PUBLICIDADE

Segundo a doutora, há um risco muito grande se uma criança ingere esse tipo de objeto.

 

"Uma bateria, os cuidados são um pouco maiores, né? Porque a bateria de lítio é corrosiva, então ela pode evoluir com complicações muito graves, como perfuração do esôfago, dos intestinos, fazer até mesmo algum tipo de fístula. A gente tem que tomar muito cuidado", alerta a médica.

A dor abdominal é um dos sintomas que as crianças podem apresentar ao ingerir um corpo estranho. Também existem outros como vômito. Ao presenciar esses casos os pais e responsáveis devem encaminhar os filhos para atendimento médico imediatamente.

"As crianças precisam ter dois olhos em cima. A grande maioria dos corpos estranhos engolidos são moedas e em segundo bateria, depois vem os brinquedos que não são adequados pra idade. Então, todas essas crianças que a gente consegue identificar na hora do momento que ela engoliu, a gente precisa levá-la pro pronto-socorro", orienta a pediatra.

Por Agnaldo Martioli, Rede Amazônica

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Policial

Outras Notícias - Policial

As principais notícias da categoria Policial

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .