Abrir menu mobile
Céu nublado com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 27 - Min: 22

Céu nublado com chuva moderada

Date e hora atual

29 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

SEBRAE 16975 - MARÇO - INSTITUCIONAL - INTERNA
agronegócio

Cooperativa de Nova Brasilândia conquista 2º lugar no Torneio do Melhor Café Fairtrade do Brasil 2020

Fonte: DO RUL
14/10/2020 22h 27min

Notícia

Cooperativa de Nova Brasilândia conquista 2º lugar no Torneio do Melhor Café Fairtrade do Brasil 2020

A cafeicultura de Rondônia alcança mais uma vez destaque nacional. O cafeicultor Elivelton Bonfante, de Nova Brasilândia do Oeste, cooperado da Cooperativa dos Agricultores Familiares da Amazônia (Lacoop), conquistou o segundo lugar no 6º Torneio do Melhor Café Fairtrade do Brasil 2020, Taza Dorada, na categoria Robusta “Microlotes”, avaliado com mais de 80 pontos.

O resultado do torneio foi divulgado através de live ao vivo, no dia 9 de outubro. Os cafés da Lacoop estão entre os melhores Fairtrade do Brasil. A Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo (Cafesul), foi a campeã do torneio, conquistando o 1º lugar.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Janderson Dalazen que é Q Robusta Grader (avaliador de qualidade do café), o concurso reconhece a produção dos melhores cafés produzidos no Brasil e dá visibilidade para o mercado nacional e internacional. “Agora esse café está sendo ofertado para compradores nacionais e internacionais. As amostras serão encaminhadas para regiões do Brasil, inclusive a diversos países. É um grande reconhecimento que está abrindo portas para as pessoas de vários locais poderem conhecer o café e comprar por um preço diferenciado”, disse.

Cooperativa de Nova Brasilândia conquista 2º lugar no Torneio do Melhor Café Fairtrade do Brasil 2020
 

Segundo o cafeicultor Elivelton Bonfante, foi muito gratificante receber esse reconhecimento, que é fruto de um grande trabalho desenvolvido por toda a sua família. “Somos pequenos produtores, mas hoje estamos lado a lado dos grandes produtores do país. Sabemos que estamos no caminho certo e com o apoio da Lacoop esse resultado foi possível. Vai dar visibilidade a todos os produtores de Rondônia e também para a Cooperativa, além de despertar o olhar do mercado nacional e internacional. Estamos

PUBLICIDADE

Para o presidente da Lacoop, Leandro Dias, esse foi um concurso de extrema importância para a cafeicultura de Rondônia. “Essa foi a nossa primeira participação no concurso, entramos participando com café de alto nível e conseguimos a segunda colocação. Os cafés ganhadores seguirão para oito países. Para nós, a grande importância é a visibilidade e saber que o café das matas de Rondônia, robusta amazônico, está chegando a várias partes do mundo e eu não tenho dúvida que ao chegar no destino final, nós teremos mais uma série de amostras aprovadas e um grande número de café para comercialização internacional”, ressaltou.

Na região Norte, o Estado de Rondônia é o maior produtor de café e o terceiro maior produtor de Café canephora do Brasil, após os estados do Espírito Santo e Bahia. Seu parque cafeeiro é composto por aproximadamente 72 mil hectares com uma produção média de 2,2 milhões de sacas de café beneficiado (60kg) na safra 2019, conforme aponta os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Segundo o secretário da Seagri, Evandro Padovani, esta conquista mostra que a cafeicultura do Estado está avançando em produtividade e qualidade. “Hoje Rondônia está lado a lado dos maiores estados produtores de café do Brasil. Por determinação do governador coronel Marcos Rocha e do vice-governador, José Jodan, estamos investindo fortemente em nossa cafeicultura, criando fortes programas para fortalecer a produção e comercialização. Parabenizamos o cafeicultor pela conquista e desejamos sucesso em sua produção”, destacou.

 Nas últimas duas décadas o parque cafeeiro de Rondônia foi reduzido em 329% e no mesmo período houve um aumento de 403% na produtividade, conseguindo fazer com que a produção atingisse seus maiores patamares. Isso aconteceu graças à adoção de tecnologias, principalmente da substituição de lavouras seminais por clonais.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Agronegócio

Outras Notícias - Agronegócio

As principais notícias da categoria Agronegócio

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .