Rolim de Moura - RO
00:00
Rondônia

Comendas foram entregues em atendimento a requerimento do Vereador Francisco Venturini

Fonte: VITINHO OLIVEIRA PARA O ROLNEWS.COM

10/07/2019 13h 27min

  • Compartilhe Essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comendas foram entregues em atendimento a requerimento do Vereador Francisco Venturini

 

 Várias comendas de moções de aplausos foram entregues na última terça feira, dia 09 de julho no Plenário da Câmara Municipal de Rolim de Moura em atendimento ao requerimento de nº 156 de autoria do Vereador Francisco Venturini – PT, e aprovado em sessão ordinária pelos demais pares, como reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Ação Ecológica Guaporé – ECOPORÉ no intuito de combater o desmatamento ilegal, especialmente no município de Rolim de Moura, onde sediou inicialmente.

 

Foram agraciados com a Moção de Aplausos o Presidente da Ecoporé Sr. Paulo Henrique Bonavigo; a ExtensionistaRural Suellen Fernanda Mangueira Rodrigues, o Coordenador do Projeto Viveiro Cidadão Marcelo LucianFerronato , além do agricultor o Sr. Francisco Rodrigues de Oliveira, o qual foi premiado recentemente pelo Bando Interamericano de Desenvolvimento com o Valor de 25 mil reais, por apresentar resultados satisfatórios no que diz respeito a produtividade por hectare, com diversificações de cultura em equilíbrio com as reservas florestais.

 

 A Ecoporé tem desenvolvido suas atividades contra a exploração predatório de madeiras, o combate ao desmatamento ilegal,  a invasão de áreas protegidas e promover a valorização de matas ciliares e reservas legais em propriedades rurais. Dentre suas atividades podemos ressaltar a atuação do Viveiro Cidadão que atua em oito municípios, produzindo mudas no intuito de recuperar as áreas degradadas às margens dos rios. Foram ainda entregue mais de 52 mil mudas no programa quintais produtivos, mudas essas de abacaxi, banana, laranja, limão Taiti, poça, cupuaçu, mamão, etc, não só doando as mudas mas também o apoio técnico.

 

 Já o agricultor, Sr. Francisco Rodrigues, além de ser premiado e levado o nome do município de Rolim de Moura nacionalmente, ele se destaca por ter adquirido uma propriedade rural com 12 hectares na linha 188m, km 02, lado norte, sem nenhuma reserva florestal, mas dado seu empenho passou a cuidar das nascentes, protegeu a natureza,ingressou no programa de resgate de carbono plantando árvores, e o mais importante produzindo em consórcio com a natureza, o que lhe proporcionou essa premiação.

 

 “Agradeço a todos os demais Vereadores que aprovaram o requerimento, especialmente ao Presidente da casa que contribuiu para que pudéssemos realizar essa sessão solene, mas nesse instante quero parabenizar aos agraciados porque entendo a importância de cada um dentro do seu contexto e, esperamos que mais pessoas a partir de agora possam estar voltadas com as causas ambientais e entendam que é possível produzir e ao mesmo tempo respeitar a natureza, assim como fez o Sr. Francisco”. Disse o Vereador autor da propositura, Francisco Venturini “Chico do Sindicato”.

 

MAIS NOTÍCIAS DE AGRONEGÓCIO