Notícia
Em Rondônia, a Aegea já atua em cinco municípios.
O tratamento de esgoto é uma das formas mais eficazes de proteger o meio ambiente, preservar rios e promover saúde pública. Em 2024, a Aegea tratou mais de 673,4 bilhões de litros de esgoto em suas unidades — um volume que mostra a dimensão do impacto positivo gerado pelo saneamento básico.
*RONDÔNIA E O SANEAMENTO*
Em Rondônia, a Aegea já atua em cinco municípios. Em Rolim de Moura, na Zona da Mata do estado, a implantação de mais de 20 mil metros de redes coletoras de esgoto está ampliando a cobertura de coleta e tratamento. Até o fim do ano a cobertura deve alcançar 30% no município.
Atualmente, Rolim de Moura já conta com a universalização do acesso à água tratada, toda a zona urbana da cidade conta com abastecimento pleno e seguro.
Ariquemes, no Vale do Jamari , é outra unidade da companhia e se destaca atualmente como um dos municípios que mais investem em saneamento no estado, com mais de R$ 138 milhões aplicados desde que o grupo chegou ao municípios, em 2016, segundo o Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SINISA).
Ariquemes hoje se destaca nos investimentos em saneamento no estado, evidenciando o impacto positivo de nossa atuação. A empresa hoje está em mais de 25 mil lares, levando qualidade de vida diariamente através do acesso à água tratada e mais de 6 mil imóveis já contam com a coleta e o tratamento de esgoto, preservando e ajudado o meio ambiente.
Além da universalização da água tratada na região, Ariquemes contará com ampliação da rede de esgotamento sanitário, até o fim de 2025 serão 40% de rede na cidade que avança para ser a primeira do estado a contar com 100% de saneamento básico antes ainda de 2033.
*EXEMPLOS PELO BRASIL*
Durante a Semana do Meio Ambiente, ocorrida no começo do mês de junho, Governador Valadares (MG) avançou nessa agenda com a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vale Pastoril IV, entregue pela Águas de Valadares em parceria com a Prefeitura Municipal.