Abrir menu mobile
Períodos nublados

Rolim de Moura - RO

Max: 32 - Min: 18

Períodos nublados

Date e hora atual

10 de Julho de 2025 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

geral

Com 673 bilhões de litros de esgoto tratados em 2024, Aegea segue ampliando acesso ao saneamento

Fonte:
26/06/2025 14h 59min

Notícia

Com 673 bilhões de litros de esgoto tratados em 2024, Aegea segue ampliando acesso ao saneamento

 

Em Rondônia, a Aegea já atua em cinco municípios.

O tratamento de esgoto é uma das formas mais eficazes de proteger o meio ambiente, preservar rios e promover saúde pública. Em 2024, a Aegea tratou mais de 673,4 bilhões de litros de esgoto em suas unidades — um volume que mostra a dimensão do impacto positivo gerado pelo saneamento básico.

*RONDÔNIA E O SANEAMENTO*

Em Rondônia, a Aegea já atua em cinco municípios. Em Rolim de Moura, na Zona da Mata do estado, a implantação de mais de 20 mil metros de redes coletoras de esgoto está ampliando a cobertura de coleta e tratamento. Até o fim do ano a cobertura deve alcançar 30% no município.

Atualmente, Rolim de Moura já conta com a universalização do acesso à água tratada, toda a zona urbana da cidade conta com abastecimento pleno e seguro.

Ariquemes, no Vale do Jamari , é outra unidade da companhia e se destaca atualmente como um dos municípios que mais investem em saneamento no estado, com mais de R$ 138 milhões aplicados desde que o grupo chegou ao municípios, em 2016, segundo o Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SINISA).

Ariquemes hoje se destaca nos investimentos em saneamento no estado, evidenciando o impacto positivo de nossa atuação. A empresa hoje está em mais de 25 mil lares, levando qualidade de vida diariamente através do acesso à água tratada e mais de 6 mil imóveis já contam com a coleta e o tratamento de esgoto, preservando e ajudado o meio ambiente.

Além da universalização da água tratada na região, Ariquemes contará com ampliação da rede de esgotamento sanitário, até o fim de 2025 serão 40% de rede na cidade que avança para ser a primeira do estado a contar com 100% de saneamento básico antes ainda de 2033.

*EXEMPLOS PELO BRASIL*

Durante a Semana do Meio Ambiente, ocorrida no começo do mês de junho, Governador Valadares (MG) avançou nessa agenda com a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vale Pastoril IV, entregue pela Águas de Valadares em parceria com a Prefeitura Municipal.

PUBLICIDADE

A nova estrutura beneficia cerca de mil moradores e evita o lançamento de esgoto in natura no Córrego do Onça, afluente do Rio Doce.

*Um novo ciclo de proteção ao Rio Doce*

Com capacidade para tratar 150 mil litros de esgoto por dia — o equivalente a duas piscinas olímpicas por mês — a ETE representa um passo concreto na recuperação da bacia hidrográfica do Rio Doce, um dos principais cursos d’água de Minas Gerais.

“A ETE vai possibilitar mais saúde, qualidade de vida e dignidade para a população. Estamos cada vez mais empenhados em melhorar os serviços e em transformar Governador Valadares em referência em saneamento no estado”, afirmou Erich Wyatt, presidente da Águas de Valadares.

*Investimento com impacto direto na vida das pessoas*

O novo sistema de esgotamento atende mil pessoas do bairro Vale Pastoril IV, gerando benefícios para a saúde pública e para o meio ambiente urbano.

Para Cirlene da Silva, presidente da associação de moradores, o impacto é visível: “Antes, o esgoto corria a céu aberto. As crianças ficavam doentes. Agora temos dignidade e um ambiente melhor para viver. É uma conquista enorme para todos nós.”

O prefeito Coronel Sandro reforçou os impactos positivos da obra: “Além de prevenir doenças, conseguimos redirecionar investimentos públicos que antes eram usados para correções emergenciais. Estamos avançando na meta de universalizar o saneamento até 2033.”

*Cuidar do esgoto também é plantar o futuro*

Ao final da solenidade, 40 mudas de árvores frutíferas foram plantadas nas margens da nova estação, ampliando a cobertura verde e reforçando o compromisso ambiental da ação. A medida também contribui para a regeneração da mata ciliar do Córrego do Onça.

A obra integra o plano de universalização do saneamento básico em Valadares, previsto para ser concluído até 2033. A parceria entre poder público e iniciativa privada avança com obras estruturantes e ações que colocam o saneamento como protagonista da transformação ambiental e social.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Geral

Outras Notícias - Geral

As principais notícias da categoria Geral

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .