Rolim de Moura - RO
00:00
Rondônia

Ceron inicia campanha e diz que eliminação dos “gatos” irá reduzir conta

Fonte: DO RONDONIAGORA

11/07/2019 10h 49min

  • Compartilhe Essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Ceron inicia campanha e diz que eliminação dos “gatos” irá reduzir conta

A Ceron/Energisa iniciou nesta semana uma campanha de conscientização sobre os malefícios dos furtos de energia elétrica, os chamados “gatos”. O objetivo das ações, é sensibilizar a população de Rondônia de que a prática leva ao aumento da tarifa de energia elétrica e é crime.


De acordo com a empresa, 110 mil clientes praticam furtos de energia elétrica que representam perdas para o Estado e para o próprio consumidor. “A campanha não está preocupada apenas com as perdas financeiras da empresa, que chegam a R$ 365 milhões por ano, mas o Estado também deixa de arrecadar cerca de R$ 25 milhões em ICMS todos os anos. Isso tudo gera aumento da energia elétrica, além risco de acidentes e de problemas para o consumidor como as interrupções de energia e a queima de equipamentos eletroeletrônicos”, afirma Willian de Pinho Barroso, gerente de combate a perdas da Ceron/Energisa.

A perda de arrecadação do ICMS gera, além de prejuízos para o Estado, perdas sociais para a população. “Queremos mostrar com a campanha que o furto de energia não é uma vantagem, além de ser crime. Temos a pretensão de que o próprio consumidor comece a denunciar essa prática, por isso informamos os canais para denúncias nas campanhas”, disse Willian.

A Ceron/Energisa afirma ainda que a eliminação das ligações clandestinas de energia pode reduzir a tarifa. “Temos a projeção de que, caso consigamos eliminar todos os gatos existentes, a economia do consumidor seria certa já que existe a possibilidade de redução da tarifa em até 5%”, finaliza o gerente.

MAIS NOTÍCIAS DE GERAL