Rolim de Moura - RO
00:00
Rondônia

Casa de Artesanato Paiter será inaugurada em aldeia indígena em Cacoal

Fonte: Tribuna Popular

15/03/2019 11h 17min

  • Compartilhe Essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Casa de Artesanato Paiter será inaugurada em aldeia indígena em Cacoal

A Casa de Artesanato Paiter será inaugurada no dia 6 de abril no Centro Cultural Wagôh Pakob, na Aldeia Paiter Suruí da Linha 9, em Cacoal (RO). No espaço os visitantes poderão conhecer e adquirir os artesanatos produzidos na aldeia. O evento será aberto ao publico em geral.

De acordo com Gasodá Suruí, um dos idealizadores, a abertura da casa está programada para as 10 horas com várias programações culturais, como cânticos paiter, exposição de artesanato, fotos, pinturas corporal, exibição de filmagens da cultura e amostras de comidas e bebidas paiter para degustação.

“Neste dia iremos fazer ainda o sorteio de uma rede tradicional paiter surui. As rifas custam apenas R$ 5 e serão vendidas também no dia” conta.

O objetivo da casa, segundo Gasodá, é ser o lugar onde as mulheres e artesões da aldeia possam expor os seus artesanatos durante os eventos para as pessoas que vão visitar o Centro Cultural Wagôh Pakob. “A ideia é expor e vender nossos trabalhos e produtos sem sair da aldeia”, revela.

O Centro Cultural  Paiter Wagôh Pakob que significa "força da floresta" em tupi-mondé, idioma falada pelo do povo Paiter é um espaço Cultural Indígena. Ele foi Inaugurado no dia 22 de novembro de 2016.

O Wagôh Pakob é uma iniciativa própria da comunidade da Aldeia Paiter devido as grandes perdas e desvalorização cultural ocorridas  aos Paiter como resultados dos graves contato com a sociedade não indígena.

O Centro Cultural Paiter Wagôh Pakob, está localizado na Aldeia Paiter da Linha 9,  localizada na Terra Indígena Sete de Setembro, na zona rural de Cacoal.

MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA