Abrir menu mobile
Céu nublado com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 27 - Min: 22

Céu nublado com chuva moderada

Date e hora atual

29 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

GOV 74897 - DENGUE - MARÇO - INTERNA SEBRAE 16975 - MARÇO - INSTITUCIONAL - INTERNA CMRM PI 029/2024 / SAPL / MARÇO / INTERNA ALE 16545 / MARÇO / FORTES / INTERNA
agronegócio

Capim Capiaçu no cocho evita queda na produção de leite e aumenta ganho de peso dos bezerros

Fonte: Secom – Governo de Rondônia
28/06/2022 20h 32min

Notícia

Capim Capiaçu no cocho evita queda na produção de leite e aumenta ganho de peso dos bezerros

Fotos: Robson Paiva


Com a chegada do verão amazônico, o período seco na região Norte, os produtores de leite do Estado enfrentam a crise da falta de pastagem para o gado, com o fornecimento de ração ou silagem de milho ao gado, uma alternativa de alto custo; no entanto o problema vem sendo amenizado ou até mesmo solucionado com a introdução de gramíneas forrageiras, desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria – Embrapa, caso das cultivares BRS Capiaçu e BRS Kurumi.

“Em praticamente todos os municípios rondonienses já existem propriedades assistidas pela Entidade Autárquica de Assistência técnica e Extensão Rural de Rondônia – Emater, que são referência para a pecuária leiteira, onde os técnicos orientam o cultivo do Capiaçu para fornecimento fresco no cocho ou produção de ensilagem, e orientam também o uso do capim kurumi, que tanto pode ser cortado para fornecimento fresco no cocho, como disponibilizado para pastejo”, comentou o médico veterinário da Emater, Patrick Pionte, durante visita técnica ao agricultor Ademar Aparecido da Silva, no Vale do Anari.

Capim Capiaçu no cocho evita queda na produção de leite e aumenta ganho de peso dos bezerros

A vantagem da ensilagem é a possibilidade de aproveitar a exuberância da espécie forrageira durante o período chuvoso, fazendo dois ou mais cortes para guardar em silos, uma vez que nesta época, a espécie cresce e recupera rápido, permitindo assim, cortes em intervalos de até 60 dias, e mesmo nos silos mais simples conserva suas propriedades nutritivas por um período de quatro a seis meses.

PUBLICIDADE

Na propriedade do casal Ademar e Táfine da Silva, no Vale do Anari, o cultivo das gramíneas Capiçu e kurumi mudou a perspectiva econômica da família, pois, segundo relatos, antes, apresentava dificuldades para atingir a marca de 100 litros de leite por dia, diz o produtor; mas depois da orientação do técnico da Emater, e a adoção de um novo manejo que inclui o fornecimento da forragem de Capiaçu, suplementada com um concentrado mineral e proteíco, no cocho, para as vacas em lactação. “A produção de leite mais que triplicou, alcançando a marca de 350 litros de leite dia,” diz o produtor.

Com o novo manejo, o casal passou a fazer duas ordenhas diárias; os bezerros foram separados em dois lotes, um de zero a 90 dias e outro acima de três meses. O primeiro lote permanece no curral 100% do tempo, os bezerros mamam quando as vacas são levadas ao curral, e também recebem uma dieta de capim Kurumi, juntamente a um suplemento proteico mineral, enquanto que o segundo lote recebe uma dieta semelhante a das vacas e são liberados para pastejo em piquetes de capim Kurumi.

A proprietária Táfine da Silva comenta que a separação dos bezerros melhorou a alimentação, tanto das vacas quanto dos bezerros. “Com as mamadas controladas, os bezerros não atrapalham mais o pastejo das mães e aprendem mais rápido a comer no cocho e a pastejar.  O resultado fica comprovado na pesagem dos bezerros que agora têm um ganho de peso médio superior a um quilo dia”.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Agronegócio

Outras Notícias - Agronegócio

As principais notícias da categoria Agronegócio

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .