Abrir menu mobile
Períodos nublados com chuva fraca

Rolim de Moura - RO

Max: 33 - Min: 22

Períodos nublados com chuva fraca

Date e hora atual

18 de Maio de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

agronegócio

Capacitação em defesa agropecuária e debates sobre zona livre de aftosa serão apresentados na 11ª Rondônia Rural Show

Fonte: DA ASSESSORIA PARA O ROLNEWS
13/05/2024 11h 54min

Notícia

Capacitação em defesa agropecuária e debates sobre zona livre de aftosa serão apresentados na 11ª Rondônia Rural Show

Presente em todas as edições da Rondônia Rural Show Internacional, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) estará mais uma vez, promovendo oficinas técnicas para capacitação em defesa agropecuária para estudantes, produtores rurais e público em geral interessado no tema, em estande próprio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

Além das oficinas técnicas, a Idaron realizará a sexta edição do Fórum Rondoniense para Manutenção da Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação, e apresentação de palestras e debates com especialistas  sobre o setor produtivo, especialistas de nível nacional e autoridades políticas.

A iniciativa, segundo destaca o governador do Rondônia, Marcos Rocha, tem relevância para o agronegócio rondoniense, visto que desmistifica certos assuntos relacionadas à defesa agropecuária, e aproxima o público de uma das mais importantes instituições do governo. “A Idaron tem sido protagonista no fortalecimento e avanço da agropecuária rondoniense, exercendo função indispensável junto ao produtor rural, para que possamos, ostentar o título de zona livre de aftosa sem vacinação, com reconhecimento internacional”, salientou.

OFICINAS

Oficinas técnicas serão realizadas pela Idaron a partir do dia 20 de maio, e seguem até dia 24, conforme cronograma:

  • Dia 20: palestra com o tema “Brucelose: Proteja a saúde de seu rebanho”, ministrada pela médica veterinária, Caroline Castro Batista, de Porto Velho. A oficina acontece em dois horários, das 10h às 11h e das 15h30 às 16h30, no miniauditório RondoLEITE;
  • Dia 21: palestra com o tema “Drone Agrícola: uso da tecnologia e legislação atual”, ministrada pelo agrônomo, Cleto Simão de Souza, de Cacoal. A oficina acontece em dois horários, das 10h às 11h e das 15h30 às 16h30, no Pavilhão da Agricultura;
  • Dia 22: palestra com o tema “Raiva não tem cura, mas pode ser prevenida”, proferida pelo médico veterinário, Bruno Araújo de Pinho, de Ji-Paraná, das 10h às 11h e das 15h30 às 16h30, no Pavilhão da Agricultura;
  • Dia 23:  palestra com o tema “Monilíase: Proteja lavouras de cacau e cupuaçu dessa doença”, ministrada pelo agrônomo, Luiz Emilio Vicentini Alves, de Ouro Preto do Oeste, das 15h30 às 16h30, no Pavilhão da Agricultura; 
  • Dia 24: palestra com o tema “Rastreabilidade no Transporte Animal”, ministrada pelo médico veterinário, Marcelo Almeida Brunow Freitas, de Buritis,  das 10 às 11h e das 15h30 às 16h30, no Miniauditório RondoLEITE.

Clique aqui para se inscrever nas oficinas

PUBLICIDADE

FÓRUM

O 6º Fórum Rondoniense para Manutenção da Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação será realizado no dia 23 de maio, das 9h30 às 12h, com exposições temáticas, debates, mesa redonda e entrega de material técnico educativo. De acordo com a programação, o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres será o primeiro a fazer uso da fala, e dentre outros assuntos destacará a conquista do status sanitário de estado livre  de febre aftosa sem vacinação.

Capacitação em defesa agropecuária e debates sobre zona livre de aftosa serão apresentados na 11ª Rondônia Rural Show
Fórum Rondoniense reúne autoridades políticas, secretarias e demais entes ligados ao agronegócio

Na sequência será realizada uma palestra sobre “Rastreabilidade bovina: a visão do produtor”, com o presidente de Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Francisco Olavo Pugliesi de Castro.

Uma segunda palestra, com o consultor do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para o Programa de Vigilância Baseada em Risco (PVBR/Aftosa), Luis Gustavo Corbellini, vai falar sobre “Biosseguridade: por que é tão importante para mantermos o status de livre de febre aftosa sem vacinação?”.

Uma mesa redonda para discussão, esclarecimentos e perguntas aos palestrantes segue a programação do Fórum.

OUTRAS PROGRAMAÇÕES

Além das oficinas e do fórum, a programação da Idaron prevê, diariamente, ações educativas com exposição de maquetes, atividades lúdicas (jogos, brincadeiras), orientações com vídeos tutoriais e banners técnicos, cadastros em sistemas dos serviços online, demonstração de uso de aplicativos de defesa agropecuária, além de entrega de material técnico educativo.

A Idaron vai estar presente em todas as programações da feira tecnológica, com ações rotineiras de fiscalização, recepção de animais, vistoria em expositores e vitrines tecnológicas, de modo a demonstrar a missão da defesa agropecuária, no zelo pela proteção dos rebanhos e das lavouras, em relação às pragas e doenças.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Agronegócio

Outras Notícias - Agronegócio

As principais notícias da categoria Agronegócio

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .