Notícia
O governo de Rondônia reforça o chamado para que apicultores e meliponicultores de todo o estado realizem o cadastro de seus apiários e meliponários junto à Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron). A iniciativa integra o Programa Nacional de Saúde das Abelhas em Rondônia, constituindo um pilar fundamental para estruturar a cadeia produtiva, orientar políticas públicas e viabilizar ações de vigilância e promoção da sanidade das colmeias.
O cadastro é gratuito, presencial e pode ser feito em qualquer unidade local da Idaron. Para se registrar, o produtor — pessoa física ou jurídica — deve apresentar documento com foto, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. Também serão coletadas informações sobre o número de colmeias e a localização da criação.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa visa ampliar o alcance do Programa Nacional de Saúde das Abelhas no estado e promover uma apicultura mais sustentável, segura e integrada às demais cadeias do agronegócio em Rondônia.
O presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres, reforçou a importância da participação dos criadores no programa. “Ao cadastrar seus apiários e meliponários, os produtores contribuem para a proteção das abelhas, a prevenção de doenças e a valorização da produção de mel em Rondônia”, destacou.
BENEFÍCIOS