Rolim de Moura - RO
00:00
Rondônia

Brasil já colheu mais da metade da área de soja que plantou

Por conta do excesso de chuvas Goiás é o único estado que apresenta atraso na colheita se comparado ao ano passado.

Fonte: Canal Rural

11/03/2019 18h 35min

  • Compartilhe Essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Brasil já colheu mais da metade da área de soja que plantou

A colheita da soja 2018/2019 já passou da metade da área semeada no país. Segundo levantamento da consultoria Safras & Mercado, foram retirados 52,1% da área estimada, com dados recolhidos até 8 de março. Houve avanço de 7,1 pontos percentuais no comparativo com a semana anterior, quando a colheita era de 45%. Os trabalhos estão adiantados em relação a igual período do ano passado (45,7%), e também à frente da média para o período, de 46,4%.

Segundo o analista, Evandro Oliveira, em virtude das chuvas, os trabalhos de colheita apresentaram avanço moderado na semana. Centro-Oeste segue com bom desenvolvimento, porém clima permanece úmido em algumas regiões. Destaque para o estado de Mato Grosso do Sul, que teve bom avanço e colheu aproximadamente 12% na semana.

Goiás é o único estado com atraso nos trabalhos, se comparado ao ano passado. Até o momento Goiás colheu 55% da área de 3,5 milhões de hectares, contra 64% de 2018. Minas Gerais também teve que desacelerar o passo por conta das chuvas e agora o ritmo de trabalho é o mesmo do ano passado, na casa de 42%.

Mato Grosso segue como o estado que mais colheu até o momento e com o ritmo mais adiantado. Até agora 89% da áreas de 9,6 milhões de hectares foram colhidas, bem a frente dos 75% do ano passado. Confira abaixo quanto cada estado colheu!

Na Argentina
A safra 2018/2019 de soja da Argentina caminha bem, informou o boletim semanal da Bolsa de Cereais de Buenos Aires. Dos 17,7 milhões de hectares de lavouras semeadas, aproximadamente 90% estão em boas ou excelentes condições.

Até o momento, 45% da área nacional se encontra em enchimento de grãos e 10% em fase final de maturação. Se assim continuar, a perspectiva de safra segue a mesma, 53 milhões de toneladas.

 

MAIS NOTÍCIAS DE AGRONEGÓCIO