Notícia
A Assembleia Legislativa de Rondônia promulgou nesta terça-feira (17) a Emenda Constitucional nº 174/2025, que autoriza o governador do Estado a exercer plenamente suas funções mesmo estando fora do território estadual, por meio de ferramentas digitais. A mudança é de autoria coletiva após o governador Marcos Rocha ficar impedido de retornar ao Brasil devido ao fechamento do espaço aéreo em Israel, onde se encontra em missão oficial.
A emenda acrescenta os parágrafos 2º-A e 2º-B ao artigo 61 da Constituição Estadual. Com a nova redação, fica previsto que o chefe do Poder Executivo poderá continuar praticando todos os atos administrativos e governamentais, mesmo em ausências autorizadas, desde que utilize meios digitais e tecnológicos que garantam o funcionamento regular da administração pública.
Além disso, a norma estabelece que o vice-governador só assumirá interinamente o cargo em caso de comunicação expressa do governador à Assembleia Legislativa, ou nos casos de impedimento legal já previstos na Constituição do Estado.