Abrir menu mobile
Períodos nublados

Rolim de Moura - RO

Max: 32 - Min: 18

Períodos nublados

Date e hora atual

10 de Julho de 2025 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

cultura

ASELCI, FUNCJ, CMPC, E SINTERO REALIZAM EVENTO ALUSIVO AO DIA DA ÁFRICA

Fonte:
22/05/2025 08h 25min

Notícia

 ASELCI, FUNCJ, CMPC, E SINTERO REALIZAM EVENTO ALUSIVO AO DIA DA ÁFRICA

 

A Associação Semeando Letras e Cidadania – ASELCI, Fundação Municipal de Cultura e Juventude de Rolim de Moura – FUNCJ, Conselho Municipal de Políticas Culturais – CMPC e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia, SINTERO,  promovem o Evento Dedo de Prosa nesta sexta-feira 23/05 a partir das 19:00 h na sede do SINTERO em Rolim de Moura  com o tema Dia da África que comemora-se em 25 de maio, com a participação do professor Me. Everaldo Lins de Santana, Esp. Helionice Moura, Me. Socrates Alves de Oliveira e Dr. Tadeu Pereira.

Na oportunidade será realizado o diálogo sobre a importância e as contribuições da África para o mundo e da cultura africana e afro-brasileira, problematizando questões relacionadas a pluralidade de experiências e trajetórias de formação daquela espacialidade e as diásporas do povo africano, religião, culinária, línguas, artes, músicas, danças, preconceito e racismo e a inserção histórica do negro na sociedade brasileira.

Neste domingo, 25/05, será comemorado o dia da África, também conhecido como Dia de Libertação da África. A data celebra o aniversário da Organização da Unidade Africana (OUA), substituía em 2002 pela União Africana.

Criada em 1963, a OUA foi a primeira instituição continental pós-independência de diversos países africanos. Ela representa a busca de vários povos do continente por união desenvolvimento, democracia e liberdade, contra a colonização europeia.

PUBLICIDADE

  Na data, 32 chefes de estados africanos se reuniram com líderes de movimento de libertação do continente em Adis Abeda, na Etiópia. O objetivo era incentivar a descolonização e Angola, Moçambique, África do Sul e Rodésia do Sul.  Em 26 de maio, os participantes assinaram uma carta de princípios para melhorar os padrões de vida nos estados-membros.

Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu que 25 de maio seria o dia da África ou o dia da Libertação da África, mesma data da criação da Organização da Unidade Africana.

No Brasil, a data tem como objetivo promover o reconhecimento da história e cultura africana com a história do país.

Para o professor Me. Socrates Alves especialista em História da África e cultura afro-brasileira: “Essa é uma data para refletirmos sobre a libertação ou independências dos países africanos, que mesmo após anos de dominação e exploração colonialista e neocolonialista se uniram juntamente com povos africanos que estavam em outros continentes, e a partir do pan-africanismo e de outros movimentos de luta conseguiram juntos conquistar a tão sonhada liberdade política e independência de seus países. É também um momento para discutirmos sobre as contribuições da África para o mundo, especialmente para o Brasil, seja na religião, culinária, línguas, artes, músicas, danças, literatura, filosofia e na cultura afro-brasileira em geral. E principalmente combatermos o preconceito e o racismo existente na nossa sociedade”.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Cultura

Outras Notícias - Cultura

As principais notícias da categoria Cultura

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .