Rolim de Moura - RO
00:00
Rondônia

Aprovado projeto do presidente Laerte Gomes que trata de procedimentos ambientais simplificados

A matéria visa a emissão de licenças ambientais voltadas à construção de empreendimentos ou atividades com baixo potencial de impacto ambiental.

Fonte:

14/11/2019 13h 06min

  • Compartilhe Essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Aprovado projeto do presidente Laerte Gomes que trata de procedimentos ambientais simplificados
Em sua justificativa, o parlamentar ressalta que a propositura está devidamente respaldada em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Foto Marcos Figueira-Decom-ALE-RO

 

Foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei Ordinária nº 285/2019, de autoria do presidente Laerte Gomes (PSDB), que dispõe sobre procedimentos ambientais simplificados para implantação e operação de empreendimentos e atividades de porte micro, com baixo potencial de degradação ambiental.

 

Em sua justificativa, o parlamentar ressalta que a propositura está devidamente respaldada em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

“Em geral, trata-se de procedimentos para emissão de licenças ambientais voltadas à construção de empreendimentos ou atividades com baixo poder de impactos ambientais”, frisou Laerte Gomes.

 

De acordo com a propositura, os empreendimentos ou atividades de porte micro com potencial poluidor degradador baixo, que promovam a melhoria de qualidade de vida da população, estão sujeitos ao licenciamento simplificado por autodeclaração junto ao órgão ambiental estadual competente, sem prejuízo do licenciamento municipal.

 

O licenciamento simplificado por autodeclaração consiste em fase unificada de emissão das licenças, podendo ser concedidas por certificação digital baseada em cadastro com informações técnicas e ambientais prestadas pelo interessado.

 

A concessão da licença ambiental simplificada, decorrente da autodeclaração é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam). Da mesma forma, a licença ambiental para os empreendimentos ou atividades públicas ou privadas, consideradas estratégicas para o Estado, também será emitida pela Sedam.

 

MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA