Abrir menu mobile
Céu encoberto com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 26 - Min: 23

Céu encoberto com chuva moderada

Date e hora atual

28 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

SEBRAE 16975 - MARÇO - INSTITUCIONAL - INTERNA GOV 74566 - MARÇO - PROGRAMA VENCER - INTERNA ALE 16545 / MARÇO / FORTES / INTERNA CMRM PI 029/2024 / SAPL / MARÇO / INTERNA
tecnologia

Apple anuncia iOS 14 com nova tela inicial e aplicativo de tradução de conversa

Siri, informações de aplicativos e ligações ganham nova visualização na tela. Empresa anunciou também que vai fabricar processadores próprios para seus computadores.
Fonte: G1
22/06/2020 20h 13min

Notícia

Apple anuncia iOS 14 com nova tela inicial e aplicativo de tradução de conversa

A Apple deu início nesta segunda-feira (22) a sua conferência global para desenvolvedores (WWDC, na sigla em inglês), em que anunciou uma nova versão do iOS 14, o sistema operacional presente nos iPhones.

Este ano a conferência acontece on-line, por causa da pandemia de coronavírus e terá conteúdo gratuito para os cerca de 23 milhões de desenvolvedores que trabalham com o ecossistema da Apple.

A empresa anunciou mudanças na tela inicial dos telefones, na exibição de informações e na assistente digital Siri.

O novo iOS estará disponível para os mesmos aparelhos que receberam o iOS 13, lançado no ano passado. Veja a lista:

  • iPhone 6s;
  • iPhone SE;
  • iPhone 7;
  • iPhone 8;
  • iPhone X;
  • iPhone XR e XS;
  • iPhone 11 e 11 Pro;
  • iPhone SE 2.

O novo sistema estará disponível a partir de hoje para desenvolvedores da Apple. Uma versão beta pública poderá ser baixada em julho e a versão final chega a partir de outubro.

Novidades do iOS 14

A partir de agora será possível esconder diferentes páginas da tela inicial com a introdução da Biblioteca de Aplicativos, que vai aglomerar todos os aplicativos em uma única página, divididos por tema. Os mais usados vão ficar no topo da página.

Biblioteca de aplicativos vai agregar apps por categoria automaticamente e facilitar a visualização. — Foto: Reprodução/Apple

Essa novidade vai resolver o problema de muitos usuários de iPhone, que geralmente têm páginas cheias de aplicativos ou diversas pastas para fazer organização de aplicativos.

Outra novidade é uma mudança na exibição de informações que aplicativos podem apresentar, como datas no calendário ou temperatura e previsão do tempo. Será possível, a partir do iOS 14, incluir essas informações entre os aplicativos, com exibição maior, facilitando obter esses detalhes.

Com nova visualização, será possível exibir informações de aplicativos junto de apps. — Foto: Reprodução/Apple

A Apple anunciou ainda uma nova versão da Siri, que não mais vai tomar a tela toda do aplicativo quando chamada e vai ganhar funcionalidades mais inteligentes.

Outra novidade de voz é o aplicativo “Translate”, que vai permitir que duas pessoas conversem em diferentes idiomas, com o app intermediando a tradução.

As notificações de ligações também mudaram para o iPad e o iPhone: a partir de agora quando o usuário recebe uma ligação ela não tomará mais a tela inteira se o aparelho estiver em uso e aparecerá como uma notificação simples, no topo da tela.

App Clips

A Apple traz uma novidade para usuários que geralmente não têm um aplicativo quando precisam dele: para pedir comida, alugar uma bicicleta compartilhada ou pagar em um café.

App Clips, nova função do iOS, vai permitir acessar recursos de aplicativos sem necessariamente baixar o app. — Foto: Divulgação/Apple

PUBLICIDADE

Chamado de App Clips, a empresa vai utilizar tecnologia NFC para permitir que desenvolvedores insiram em uma espécie de código pequenas partes de um aplicativo, de até 10MB, que terá integrações que vão permitir realizar pequenas ações mesmo sem ter o aplicativo.

A novidade tem interação com Apple Pay, o que vai permitir pagamentos, e com o Sign In com Apple, o que vai permitir realizar um cadastro de maneira descomplicada.

AirPods mais fáceis de usar

A experiência de uso dos AirPods foi melhorada para ser ainda mais simples entre diferentes dispositivos da Apple. Com a novidade não será mais necessário trocar manualmente entre os aparelhos.

O fone de ouvido vai fazer isso automaticamente, reconhecendo quando o usuário deixa de tocar um podcast no iPhone para atender uma reunião no MacBook, ou ver um vídeo em um iPad, por exemplo.

 

A Apple também anunciou melhora na qualidade de som para os AirPods Pro, com a introdução de som espacial para essa versão dos fones de ouvido. Isso vai permitir colocar os sons vindo de diferentes direções.

A tecnologia conta com reconhecimento direcional, para não causar estranhamento quando a tela do dispositivo mudar de posição ou o usuário mexer a cabeça.

MacOS Big Sur

A nova versão do sistema operacional dos Macs também foi anunciada durante a WWDC. O MacOS Big Sur virá com novidades de design do sistema e de aplicativos da Apple, como Mail, Fotos, Notas. A central de comando também foi otimizada.

O navegador Safari vai receber atualizações, para melhorar o gerenciamentos das abas. Uma nova função de privacidade foi adiciona, para informar ao usuário quais informações estão sendo coletadas por um site que ele visita.

 

Processadores da própria Apple nos computadores

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou ainda uma grande novidade para os computadores da empresa, que agora terão processador de fabricação própria. Até então a empresa trabalhava com a fabricante Intel. A Apple já fabrica os próprios processadores para o iPhone.

Os aplicativos da Apple foram adaptados para funcionar no Apple Silicon, como é chamado o novo chip de processamento. Programas da Adobe e da Microsoft também terão compatibilidade com o processador.

Em apresentação, a empresa afirmou que tomou a decisão de fabricar os próprios processadores para melhorar a relação entre consumo de energia e performance, que mantinha uma diferença entre desktops e notebooks. A ideia é trazer o menor consumo de energia e maior capacidade de processamento.

Segundo Cook, a transição vai levar 2 anos e o primeiro computador com o novo chip deve ser lançado ainda em 2020.

Os primeiros chips serão baseados em processadores que a Apple já tem, como o A12Z, o chip do iPad Pro de quarta geração, uma variação do processador do iPhone XS. Por causa dessa compatibilidade, será possível rodar aplicativos de iPad e de iPhone nos Macs.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Tecnologia

Outras Notícias - Tecnologia

As principais notícias da categoria Tecnologia

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .