Abrir menu mobile
Céu nublado com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 27 - Min: 22

Céu nublado com chuva moderada

Date e hora atual

29 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

agronegócio

Apicultor de Rolim de Moura grava vídeos mostrando seu trabalho e ganha repercussão na internet

O Canal TNA Nunes conta com mais de 7.000 inscritos com vídeos que ultrapassaram 90 mil visualizações.
Fonte: Do Rolnews
13/10/2017 13h 20min

Notícia

Apicultor de Rolim de Moura grava vídeos mostrando seu trabalho e ganha repercussão na internet

O jovem rolimourense Thiago Nunes, de 26 anos, trabalha com apicultura desde 2005 e tira sua renda exclusivamente da produção. Apaixonado pelo que faz, Thiago decidiu criar um canal no YouTube para mostrar seu trabalho aos demais apicultores, só que os vídeos ganharam repercussão e chamou a atenção das pessoas que não são da área. Atualmente Thiago distribui o mel em comércios de Rolim de Moura e realiza encomendas.

A gravação de vídeos começou no ano de 2012, quando Thiago resolveu fazer um canal no YouTube para mostrar um pouco mais do seu trabalho aos demais colegas de produção.  “Quando comecei a gravar, achava que só pessoas da área iriam se interessar, mas com o tempo os vídeos começaram a repercutir e percebi que o meu público foi ampliando”, explica Thiago Nunes.

Com 7.119 inscritos, o canal TNA Nunes traz vídeos tutoriais e tira dúvidas de apicultores e do público que tem curiosidade, além de mostrar todo o processo de produção. Todos os vídeos acumulam 583.064 visualizações, cada gravação varia de 5 a mais 90 mil visualizações.

“O que foi me motivando a gravar vídeos para a internet é que conheci pessoas e histórias diferentes. Uma delas que me marcou foi a de 90 produtores que estavam inativos e voltaram a apicultura após acompanharem o canal. Há casos pessoas que se interessaram pela apicultura através dos meus vídeos e hoje contam com 10 colmeias na produção”, destaca.

Entre estas histórias, uma comoveu o jovem apicultor, a de uma pessoa que estava em estado extremo de depressão. “Ela vinha sofrendo a vários anos, pensou em até tirar a própria vida. E através dos vídeos do canal foi se interessando pela apicultura e encontrando uma saída para o problema que estava passando. Essa pessoa hoje já parou de tomar alguns remédios e até conseguiu capturar enxames de abelhas”.

A produção de mel

PUBLICIDADE

Atualmente Thiago conta com 200 colmeias, mas apenas 98 estão em produção. Para garantir a qualidade do produto as colmeias ficam em apiários, uma caixa fechada propicia para que as abelhas possam produzir o mel, uma longe da outra. Todo o processo é feito na zona rural de Rolim de Moura, há colmeias nas linhas 188, 196, 180, 184 e 200 sul.

“Cada apiário conta com 25 colmeias espalhadas nestes locais, é recomendado que o apiário fique no mínimo 4 KM de distância um do outro. O período de produção aqui em nossa região inicia em abril e se estende até novembro. Só em 2017 eu já extrai 1.300 quilos de mel, a extração varia de 25 a 40 dias”, conta.

Thiago tira sua renda através da produção do mel, que é comercializada em parceria com a Associação de Apicultores Chapada dos Parecis. O mel é distribuído em farmácias, casas de produtos naturais, feiras entre outros comércios locais. As encomendas podem ser feitas através do contato (69) 99944-1551.

Quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho de Thiago Nunes pode acessar o canal TNA Nunes clicando aqui. O Instagram oficial do apicultor é @tna_nunes.

Texto: Maycon Pavin

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Agronegócio

Outras Notícias - Agronegócio

As principais notícias da categoria Agronegócio

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .