Abrir menu mobile
Céu nublado com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 27 - Min: 22

Céu nublado com chuva moderada

Date e hora atual

29 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

SEBRAE 16975 - MARÇO - INSTITUCIONAL - INTERNA
geral

Água com limão traz benefícios reais para saúde?

Tomar água morna com limão traz benefícios à saúde. Será mesmo?
Fonte: YAHOO NOTÍCIAS
21/08/2019 11h 18min

Notícia

Água com limão traz benefícios reais para saúde?

Não se sabe muito bem como ou quando essa moda “fitness” começou. A modelo Gisele Bündchen, entre outras famosas, já disse aderir ao hábito de tomar água com limão espremido ao acordar, de jejum ― e isso bastou para que muitas pessoas, incluindo nutricionistas e influencers de saúde, atribuíssem poderes milagrosos à receita. 

Para ficar claro: tomar um copo de água ao acordar é um ótimo hábito, uma vez que você hidrata seu corpo após muitas horas de sono. Te dá mais energia, melhora o aspecto da pele e cabelos e ajuda a equilibrar seu corpo. 

O limão, por sua vez, também é um ótimo aliado para a sua saúde. Rico em vitamina C, ele melhora sua imunidade. Por ter antioxidantes, o limão também ajuda no processo de desinflamação do organismo. O ácido cítrico presente nele ainda melhora o processo digestivo, caso consumido em jejum. 

Já em relação ao efeito “detox” e emagrecimento, não é possível confirmar tais benefícios. 

“Não emagrece e nem engorda”, afirma a nutricionista franco-brasileira Sophie Deram, em seu blog. 

“A alegação que usam ao promover essa informação seria de que a pectina [um tipo de fibra] existente no limão que poderia aumentar a saciedade e assim fazer com que você coma menos, induzindo ao emagrecimento”, diz. “Acontece que a pectina do limão concentra-se principalmente na casca, portanto, a ínfima quantidade de pectina no sumo do limão não seria suficiente para promover tal benefício.”

Em relação ao “detox”, a nutricionista lembra que não existe um alimento com essa qualidade. O órgão encarregado por esse trabalho é o fígado ― então trate de cuidar muito bem dele. 

PUBLICIDADE

“Não adianta mandar ver aquele copo de água com limão em jejum depois de um final de semana de exageros alimentares, porque não é isso que vai te desintoxicar. A melhor coisa a se fazer é esquecer o que passou e tocar a vida adiante, comendo normalmente e respeitando sua fome e saciedade”, pontua a nutricionista. Ela ressalta que nenhum alimento, por si só, é capaz de engordar, emagrecer e, muito menos, promover curas milagrosas. 

Água com limão e o câncer
Outro boato sobre os efeitos milagrosos da água com limão é o combate ao câncer. 

De tempos em tempos, circulam fake news nas redes sociais e em grupos no WhatsApp afirmando que a mistura poderia combater o câncer. 

Apesar dos benefícios da fruta relacionados à imunidade, ela não tem poderes de matar células cancerígenas, destaca o Instituto Oncoguia.

“Existem mais de cem tipos diferentes de câncer, o que torna extremamente difícil (ou até impossível) que algum alimento possa ser eficiente contra todos eles”, informa o Instituto.

“Não existe nenhum estudo científico que comprove essa teoria sobre o limão. Claro que alimentação saudável e hidratação são importantes para o corpo e ajudam a prevenir diversas doenças. Mas, para tratar ou prevenir o câncer, o limão não serve”, diz o oncologista clínico Carlos Eugênio Escovar. 

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Geral

Outras Notícias - Geral

As principais notícias da categoria Geral

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .