Abrir menu mobile
Céu limpo

Rolim de Moura - RO

Max: 32 - Min: 19

Céu limpo

Date e hora atual

04 de Julho de 2026 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

geral

Advogado tem recurso negado pela Justiça de Rondônia após usar inteligência artificial com dados falsos na petição

Fonte: DO G1 RO
22/07/2025 19h 04min

Notícia

Tribunal de Justiça de Rondônia — Foto: Mateus Santos/g1

Tribunal de Justiça de Rondônia — Foto: Mateus Santos/g1


A Justiça de Rondônia negou um recurso de apelação feito por um advogado que, segundo o Tribunal de Justiça (TJ-RO), usou ferramentas de inteligência artificial (IA) para elaborar a petição com informações falsas. O caso foi julgado pela 2ª Câmara Criminal, que manteve a condenação do réu a 6 anos, 2 meses e 20 dias de prisão, em regime semiaberto, por roubo.
O julgamento aconteceu durante uma sessão eletrônica entre os dias 7 e 11 de julho. Nesta terça-feira (22), o caso voltou a ser discutido nas sessões da 1ª e 2ª câmaras criminais, devido à gravidade da conduta.
  
De acordo com o relator do processo, desembargador Francisco Borges, o advogado apresentou jurisprudências inexistentes, com nomes de magistrados e números de processos que não constam nos registros oficiais. A suspeita é de que os dados tenham sido gerados por IA sem a devida verificação.

De acordo com o TJ-RO, a conduta do advogado foi considerada grave pelos magistrados, já que prejudicou a própria defesa do cliente. O caso foi encaminhado à Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO) para apuração de possível infração ética.
 

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Geral

Outras Notícias - Geral

As principais notícias da categoria Geral

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .