Abrir menu mobile
Céu encoberto com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 26 - Min: 23

Céu encoberto com chuva moderada

Date e hora atual

28 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

GOV 74566 - MARÇO - PROGRAMA VENCER - INTERNA CMRM PI 029/2024 / SAPL / MARÇO / INTERNA SEBRAE 16975 - MARÇO - INSTITUCIONAL - INTERNA ALE 16545 / MARÇO / FORTES / INTERNA
tecnologia

Acadêmicos de SI da FAROL são premiados por projeto de melhoria na Educação Pública

Fonte: Da Assessoria para o Rolnews
11/08/2018 13h 51min

Notícia

Acadêmicos de SI da FAROL são premiados por projeto de melhoria na Educação Pública

No último final de semana, durante a 1ª edição da Campus Party RO, em Porto Velho, os Acadêmicos Fernando Moraes Kerber, Luiz Henrique Faquineti, Felipe Sturm Souza e Profª Luana Kaline da Silva, receberam o prêmio de 2° lugar no Hackathon: Data 4 Good, um concurso de inovação que teve como matéria prima dados para resolver problemas sociais e a Educação Pública do país. 

Segundo a organização da Campus Party, esta proposta de projeto é um dos maiores desafios relacionados à Big Data. Mais do que processar e armazenar, é necessário analisar, chegar à hipóteses, testar e finalmente comunicar as descobertas, esse caminho pode ser bem longo caso a técnica usada não seja a mais adequada.

No projeto desenvolvido pela equipe da FAROL, os acadêmicos identificaram como evoluiu o abandono entre os anos de 2009 e 2017 e como evoluiu a distorção idade-série, por ano escolar, entre os anos de 2009 e 2017.

Foi utilizado como metodologia de análise estatística utilizando o Excel como ferramenta de geração de gráficos e tabelas, tendo como base de dados o Senso INEP entre os anos de 2009 e 2017, sendo a análise de dados feita com dados da Região Norte do Brasil.

PUBLICIDADE

Professora Luana Kaline, participante da equipe premiada, explica que foram explorados questões como a evasão, abandono e formação de professores através de correlação entre estes indicadores. “Elaboramos duas hipóteses. Se a formação de professores através de correlação, entre os indicadores de evasão, abandono e distorção etária. E também se o abandono escolar acompanha o nível de distorção idade-serie”.

Após as análises, a equipe elaborou uma série de gráficos que sustentaram um claro panorama sobre a Educação Pública na Região Norte. “Dentre as diversas conclusões possíveis de serem tiradas, a mais preocupante é o fato da evasão escolar não estar seguindo a linha de distorção idade série, o que nos leva a possibilidade de que a evasão não está sendo apenas pelos alunos em distorção de idade-série. O abandono tem sido aumentado por alunos em séries sem distorção com suas idades. E isto é um ponto crítico que o projeto evidenciou”, arrematou Profª Luana.

O DESAFIO - Um hackathon reúne pessoas para criarem juntos soluções tecnológicas. Pode ser de forma colaborativa ou uma competição. A partir de um tema ou desafio é preciso formar um time, pode ser de colegas ou de pessoas que você vai conhecer no próprio hackathon. Times bons tem pessoas de perfil diverso: estudantes ou profissionais nas áreas de TI, design, comunicação/marketing, gestão/administração, exatas e também alguém da área específica do tema, todos que estejam dispostos a trabalhar em equipe são bem-vindos pois mesmo nos formatos de competição, os hackathons da Campus Party tem foco na Educação Experencial.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Tecnologia

Outras Notícias - Tecnologia

As principais notícias da categoria Tecnologia

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .