Abrir menu mobile
Céu encoberto com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 26 - Min: 23

Céu encoberto com chuva moderada

Date e hora atual

28 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

SEBRAE 16975 - MARÇO - INSTITUCIONAL - INTERNA ALE 16545 / MARÇO / FORTES / INTERNA GOV 74897 - DENGUE - MARÇO - INTERNA
tecnologia

A nova minilua da Terra já foi embora e agora está orbitando o Sol

Fonte: Canaltech
24/03/2020 00h 02min

Notícia

A nova minilua da Terra já foi embora e agora está orbitando o Sol

Ilustrativa


Por um curto período, a Terra teve uma segunda lua. O pequeno objeto 2020 CD3 foi capturado pela força gravitacional do nosso planeta e, desde então, foi companheiro do nosso satélite natural solitário — a Lua com "L" maiúsculo. Mas, como já era esperado, a minilua não está mais conosco.

A descoberta da nossa ex-minilua foi oficialmente anunciada em fevereiro, depois que já havia orbitado nosso planeta por um ano, talvez mais, conforme estimam os astrônomos. Não houve consenso sobre a natureza do objeto, mas o astrônomo Kacper Wierzchos, que compartilhou a descoberta no Twitter, sugere que o coeficiente de reflexão do objeto indica se tratar de um asteroide do tipo C - ou seja, um carbonáceo - do tamanho de um carro compacto.

Agora, o 2020 CD3 segue rumo a uma atração gravitacional maior. "Não há dúvida de que está em órbita ao redor do Sol", disse Bill Gray, desenvolvedor de software de astronomia. Ele estipula o dia 7 de março como a data em que nossa minilua nos deixou. Desde então, ela ficou limitada pela gravidade do Sol.

Pesquisadores já sabiam que isso ia acontecer. Por isso, esse tipo de fenômeno é chamado de "objeto capturado temporariamente". A única surpresa é que a minilua nos deixou um pouco antes que se imaginava - esperava-se que ela fosse embora somente em abril. Gary diz que está “triste por perder” este objeto, mas a força gravitacional da Terra é forte o suficiente para capturar outros pedaços de rochas espaciais. "Sempre haverá outra pedra por aí", afirma.

PUBLICIDADE

Apesar de ser um fenômeno que pode acontecer a qualquer hora, não é comum que astrônomos consigam detectar um desses. A primeira minilua deste tipo já descoberta foi o objeto RH120, capturado pela Terra em setembro de 2006 e permanecendo em órbita até junho de 2007. Depois, em 2016, descobriu-se outro pequeno objeto chamado HO3 com as mesmas características orbitais.

Inicialmente, não havia certeza de que o 2020 CD3 fosse realmente um asteroide, mas as observações concluíram que não se tratava de nenhum lixo espacial. As observações, no entanto, não foram muito conclusivas sobre o tipo de rocha. Poderia ser até mesmo um pedaço da nossa própria Lua, que se soltou após um impacto com outra rocha espacial e depois foi empurrado para a órbita da Terra.

Gray afirma que o 2020 CD3 chegará perto da Terra novamente em março de 2044, mas não perto o suficiente para ser preso à nossa órbita outra vez - isso só deve voltar a acontecer em um futuro muito distante, talvez em milhões de anos.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Tecnologia

Outras Notícias - Tecnologia

As principais notícias da categoria Tecnologia

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .