Rolim de Moura - RO
00:00
Rondônia

A Importância da Participação dos Pais no Contexto Escolar

Fonte: Valdineia Alves Martins

11/08/2020 18h 29min

  • Compartilhe Essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
A Importância da Participação dos Pais no Contexto Escolar
Valdineia Alves Martins

A participação da família é indispensável em todos os âmbitos da vida de uma criança, em especial no contexto escolar.

A escola e a família são instituições que precisam caminhar juntas para o bom desenvolvimento acadêmico de uma criança. A união das duas instituições é uma forma de fortalecer a parceria existente entre ambas, fazendo com que cada uma cumpra seu papel. Participar de reuniões, estar presentes em eventos escolares, saber como está o funcionamento da escola é imprescindível para acompanhar a vida escolar de uma forma mais ampla, pois permite a compreensão do contexto em que os conteúdos escolares estão inseridos no currículo e a percepção de como está o aprendizado individual da criança.

É importante que a família busque contato individual com educadores sempre que sentir necessidade de obter ou levar informações específicas sobre os filhos, pois essa troca torna-se fundamental para o bom rendimento escolar da criança.

É essencial ainda que as famílias estejam presentes em eventos promovidos pela escola, pois assim haverá maior envolvimento entre família e escola já que através de atividades compartilhadas na esfera escolar, os responsáveis conhecerão o cotidiano da criança e como funcionam as práticas educativas da escola. 

Nesse contexto, percebe-se que a família tem o papel fundamental na educação formal e informal dos filhos, por isso, torna-se indispensável à participação da família em uma vida escolar. É fato que as crianças percebem que seus responsáveis estão acompanhando e verificando o rendimento escolar, quando estes perguntam como foram as aulas ou questionam as tarefas. Deste modo, os filhos se sentem mais seguros e, em consequência, apresentam um melhor desempenho nas atividades escolares.

Importante salientar que nestes tempos de distanciamento social, a família precisa ser ainda mais parceira da escola, pois com a paralisação das aulas presenciais em decorrência da pandemia de coronavírus, ganham ainda mais relevância na vida escolar dos filhos.

Para a escola manter uma relação próxima com os pais ou responsáveis é uma tarefa que normalmente demanda um esforço permanente dos gestores e professores, em tempos de isolamento social, o desafio é ainda maior, contudo o fardo se torna mais leve com apoio familiar.

O fato é que a família e a escola surgem como as duas instituições principais para emergir ou inibir o crescimento intelectual e social de uma criança, por isso a relevância de pais e escola caminhar juntos para que as crianças possam experienciar a busca da cidadania e do desenvolvimento como indivíduo e assim tornarem cidadãos capazes de enfrenar as diversidades da vida, saibam conviver com as diferenças e que consigam desempenhar com clareza o seu papel na sociedade.

 Valdineia Alves Martins

Quer ficar conectado com o Rolnews em seu WhatsApp?
Entre agora em nosso grupo e fique bem informado.
Clique aqui para entrar no grupo.

MAIS NOTÍCIAS DE Publicações

CONTEÚDOS DIVERSOS