Rolim de Moura - RO
00:00
Rondônia

5G puro ainda não tem previsão para ser ativado em Porto Velho, diz Anatel

Fonte: Por Rede Amazônica — Porto Velho

28/07/2022 22h 53min

  • Compartilhe Essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no Telegram
5G puro ainda não tem previsão para ser ativado em Porto Velho, diz Anatel
Imagem: ShutterBestStudio/Shutterstock

A quinta geração de internet móvel — o 5G — ainda não tem previsão para ser ativado em Porto Velho.
São Paulo, Rio de Janeiro , Curitiba, Salvador e Goiânia devem ser as próximas capitais do país com a ativação do sinal de internet 5G puro.
Em entrevista à Rede Amazônica, o conselheiro Moisés Moreira, da Anatel, diz que a Entidade Administradora da Faixa (EAF) está trabalhando para ativação da tecnologia, mas não existe uma data certa para a capital de Rondônia.
"Eu acredito que o prazo para findar isso é até o final de agosto, tá?. A EAF tá fazendo esforços para que ela conclua todas as capitais do país até o fim de agosto", diz.

Em resumo, a Anatel diz que ainda não há previsão de início do trabalho da chamada "limpeza" da faixa de 3,5 GHz, por onde será oferecido o sinal do 5G standalone (puro).
Atualmente, parte da faixa de 3,5 gigahertz (GHz) é ocupada também para transmissão do sinal da TV parabólica. Para não haver interferência, o sinal será transferido para outra banda (limpeza), o que demanda a instalação de filtros de proteção e a distribuição de kits de recepção do novo sinal das TVs parabólicas à população que tem direito.
O 5G oferecido hoje por algumas operadoras utiliza frequências de 4G e antenas 5G, ou seja, não é o 5G puro. Por isso, não é tão rápido quanto será a nova tecnologia.

Como faço para pegar o 5G?
 
Para ter acesso à internet 5G, a pessoa precisa ter um celular que venha com a tecnologia. Os aparelhos mais novos já vêm habilitados.
A princípio, de acordo com as operadoras de telefonia, não vai ser preciso que os clientes façam uma atualização do seu pacote de dados para acessar o 5G. Bastará que o celular tenha a função. Mas os detalhes comerciais ainda serão divulgados oficialmente.
Atualmente, há 67 modelos de celular com a tecnologia 5G certificados e homologados pela Anatel.
Inicialmente, todas as capitais deveriam ter o 5G funcionando até 31 de julho, mas, devido a dificuldades logísticas para importação de equipamentos, o prazo foi estendido para 29 de setembro.

Brasília foi a primeira cidade do país a contar com o chamado "5G puro". Nesta sexta-feira (29), o sinal vai ser ativado em Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre.
 

Entre no grupo do whatsapp Clique aqui para entrar no grupo do Rolnews no Whatsapp.

MAIS NOTÍCIAS DE TECNOLOGIA

CONTEÚDOS DIVERSOS